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quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lei dos 15 minutos rende multas a agências

Fiscais  preparam auto de infração para a agência do Banco do Brasil do Iguatemi
Fiscais preparam auto de infração para a agência do Banco do Brasil do Iguatemi

Cinco agências bancárias foram multadas, na terça-feira, 6, pelo desrespeito ao atendimento no prazo de 15 minutos. A reincidência em quatro atuações pela mesma infração pode levar à interdição, na próxima semana, de pelo menos três agências de Salvador.

A ação realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) começou no Banco do Brasil e na Caixa Econômica, ambas do Shopping Iguatemi. Fiscais entraram nas agências como usuários. Nelas foram verificados três critérios para multas: existência da máquina de senha (R$ 30 mil), disponibilidade de um caixa para atendimento a deficiente físico (R$ 20 mil) e atendimento no prazo de 15 minutos (R$ 5 mil). Em dias posteriores a feriados, o prazo máximo para atendimento é estendido para meia hora por cliente.

No Banco do Brasil, os ficais aguardaram por meia hora para ser atendidos no caixa, desde a passagem pela porta giratória. Foi uma espera acima da determinada pela lei, mais ainda pequena para o que se vê em Salvador. O vendedor Júlio Santos Ferreira, 32 anos, por exemplo, sofreu mais. “Cheguei às 10 horas e só fui embora às 14h”, relatou ele, sobre sua permanência no Banco do Brasil do Iguatemi na terça.

Para a agência do Banco do Brasil do Iguatemi, foram emitidas multas de R$ 5 mil pelo descumprimento do tempo máximo de 15 minutos na fila e de R$ 5 mil por discriminação. Nas senhas vem escrito se a pessoa é correntista ou não. “Lá dentro, eles priorizam os clientes”, disse Rubem Carneiro Filho, responsável pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon). A versão foi negada pelo gerente da agência, que não se identificou.

Na Caixa Econômica do Iguatemi, que já tem duas multas referentes à demora, o atendimento, na terça, foi feito dentro do prazo.

Depois do Iguatemi, os fiscais foram para a Pituba. Lá, a espera superior a 15 minutos se repetiu em uma agência do Bradesco e em outras duas do Banco do Brasil. No Bradesco da Avenida Tancredo Neves, a espera também foi superior a 15 minutos. Todas essas agências foram multadas.

A Sesp informou que os líderes em reclamações são o Banco do Brasil e o Bradesco. Desde 28 de fevereiro deste ano, quando a liminar contra o limite de 15 minutos, impetrada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foi cassada, a Sesp já fiscalizou as 406 agências da cidade, totalizando 461 visitas e 282 multas.

Saiba onde reclamar

Queixas sobre demora no atendimento bancário em Salvador podem ser feitas no Codecon, que fica na Rua Chile, Edifício Santa Casa, 2º andar, Centro, telefone 3172-4238.

A TARDE

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