BEM VINDO AO BLOG

sábado, 15 de maio de 2010

Incêndio destrói parte do Instituto Butantan em São Paulo

Um incêndio destruiu parte do Instituto Butantan, em São Paulo, neste sábado (15). Mais de 82 mil serpentes, além de milhares de outros répteis, aranhas e escorpiões no que era a maior coleção de ofídios tropiciais do mundo também foi destruída.

'Eram 77 mil serpentes classificadas e outras cinco mil em processo. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui. São 100 anos de história', disse o cientista Francisco Franco, curador da coleção.

O fogo começou pela manhã e foi controlado pelos bombeiros apenas uma hora e meia depois. Um edifício inteiro foi afetado pelas chamas e, em seu interior, os milhares de répteis que eram conservados em formol para os experimentos científicos acabaram destruídos.

De acordo com os bombeiros, a causa do acidente pode ter sido um curto-circuito. As investigações devem se prolongar por semanas. Fundado em 1901, o Instituto Butantan é um centro produtor de vacinas e um importante centro de pesquisa biomédica, que depende do Governo regional de São Paulo.

O laboratório trabalha em vários projetos sobre o uso de venenos de répteis, que estavam sendo provados no combate a doenças como a leishmaniose e o mal de Chagas. Recentemente, o Butantan também foi o órgão público encarregado de desenvolver no Brasil a vacina contra a gripe H1N1, a partir da cepa fornecida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur.

Nota oficial do Butantan

Em nota, o Instituto Butantan divulgou que, 'segundo informações preliminares prestadas pelos Bombeiros, não havia no prédio qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio'.

O órgão também informa na mesma nota que 'o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no Butantan, e conversou com o diretor do instituto, Otávio Mercadante. Ele solicitou que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio. A Secretaria de Estado da Saúde já se colocou à inteira disposição do Butantan para recuperar o local.'

Em razão do incêndio, o Instituto Butantan só vai reabrir para a visitação do público na segunda-feira (17), 'exceção feita aos museus, que rotineiramente ficam fechados às segundas.'

Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário