BEM VINDO AO BLOG

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Brasil não vai chegar cambaleando em 2014

"Se eu sentir que não tenho condição vou dizer". Foi com essa declaração que o técnico Mano Menezes recebeu jornalistas ontem em uma entrevista coletiva para esclarecer o vexame da Seleção Brasileira na Copa América da Argentina.

No momento em que o torcedor se mostra descrente com o futuro da equipe, tanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quanto o treinador gaúcho sinalizam uma reedição da famosa frase “vocês vão ter que me engolir”, dita pelo ex-treinador Zagalo, quando também sofreu pressão para deixar a seleção canarinho.

Prometer é fácil. Difícil mesmo é cumprir. Entretanto, Mano Menezes não abriu mão de fazer promessas e projetou um futuro melhor com vistas no hexacampeonato da Copa de 2014. O treinador acredita que o trabalho realizado até agora na seleção vai levar o time "firme" para a Copa do Mundo. "Sempre disse isso no início do trabalho, não precisa as pessoas ficarem tão preocupadas com isso, tenho uma autocrítica muito firme e o Brasil não vai chegar cambaleando em 2014. Vai chegar firme”, sinalizou.

Minutos após a eliminação da Copa América para o Paraguai, em La Plata, no domingo, Mano teve sua permanência bancada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. A decisão foi comunicada por telefone pouco antes da entrevista coletiva concedida pelo técnico gaúcho. Na conversa, o dirigente disse "que o treinador está no caminho certo e tem que continuar renovando o grupo".

Desde que assumiu o cargo em agosto, o ex-técnico do Corinthians coleciona seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. Até agora, o time ainda não conseguiu derrotar um adversário de tradição (perdeu para França e Argentina e empatou com a Holanda). A eliminação precoce na Copa América, a primeira competição oficial de Mano, deixou o treinador em situação desconfortável, mas ainda assim, ele permanece com todo apoio da cúpula da CBF e promete dar a volta por cima.

CONVOCAÇÃO – Sem descanso, o criticado treinador já tem novos compromissos agendados. Na próxima segunda (25), ele convoca a seleção para o amistoso contra a Alemanha, que está marcado para o dia 10 de agosto. Apesar de não ter dado pistas, a expectativa é que Mano Menezes possa convocar novas peças para o amistoso, deixando fora da lista figurões que não agradaram ninguém e ficaram abaixo da média na competição continental.

Mano Menezes quer provar competência

A Copa América já faz parte de um passado que não merece ser lembrado. Pelo menos esse é o pensamento do técnico Mano Menezes, que pretende mostrar sua capacidade para comandar a Seleção Brasileira batendo de frente com adversários difíceis, as grandes potências do futebol mundial. Entre agosto e novembro, o time canarinho fará uma série de amistosos contra equipes de peso. Enfrentará Alemanha, Itália e Espanha, na Europa, e Argentina, duas vezes pela Copa Roca, em duelos no Brasil e em Buenos Aires.

Fracassos em clássicos são justamente o calcanhar de Aquiles de Mano Menezes neste início de trabalho. Sob o comando do treinador, a equipe pentacampeã mundial perdeu para Argentina e França e empatou com Holanda. A próxima convocação acontece já no dia 25 de julho, para o confronto com a Alemanha em 10 de agosto, em Stuttgart.

“A Alemanha é forte, fez uma brilhante Copa e vai exigir muito. Quero que seja assim mesmo. Sei que tem muita chance de a gente jogar contra adversários de menor expressão e conseguir resultados, mas isso não basta. Queremos medir nossa capacidade contra adversários fortes, mesmo com esse risco do resultado, que sempre cria uma pressãozinha externa maior, mas entendemos que seja importante para a seleção”, comentou Mano.

"A derrota doeu muito", diz meia Elano

Após a eliminação na Copa América para o Paraguai, em partida válida pelas quartas de final da competição, parte da delegação brasileira desembarcou ontem à tarde, no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.

O mais abatido de todos era Elano. O meia, que desperdiçou a primeira cobrança na disputa de pênaltis para o Brasil, apareceu no saguão com os olhos vermelhos e confessou que não conseguiu dormir por um instante sequer.

"Não teve noite. Foi virado, pois essa derrota doeu muito. Preciso organizar minha cabeça porque a tristeza é muito grande", disse.

O jogador, exaltado pelo grupo justamente por ter um bom aproveitamento nas penalidades, aproveitou a situação para criticar o gramado do Estádio de La Plata, anteriormente questionado por Mano Menezes.
"Time jogou bem fez o que poderia ter feito. Por uma circunstância, as coisas acabaram não dando certo. Não é culpar o campo, não é justificativa, mas não foram só erros nossos. Foram erros que não dizem respeito aos jogadores".

Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário