BEM VINDO AO BLOG

domingo, 4 de dezembro de 2011

Vasco tenta ser campeão contra Flamengo de olho na Libertadores


O Clássico dos Milhões pode decidir o Campeonato Brasileiro. O Flamengo, que briga por uma vaga na Libertadores, enfrenta o Vasco, postulante ao título, neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no Engenhão, pela última rodada da competição.
Para conquistar a taça, o Cruz-maltino precisa vencer e torcer por uma derrota do Corinthians, que soma encara o Palmeiras e soma 70 pontos, dois a mais que os vascaínos. Mas a tarefa não será das mais tranquilas. O Rubro-Negro, na quarta posição com 60 pontos, precisa pelo menos de um empate para se garantir na próxima Copa Libertadores e quer estragar a festa.
Nos últimos anos, na maioria das vezes em que os rivais se enfrentaram em jogos decisivos, o Flamengo levou a melhor. Foi assim nas finais dos Estaduais de 1999, 2000, 2001 e 2004, além da Copa do Brasil de 2006. Esse ano, na decisão da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Rubro-Negro segurou empate sem gols para erguer a taça nas cobranças de pênaltis. Esse histórico, porém, não deixa os flamenguistas mais otimistas.
Arte GE.Net
"Cada jogo tem a sua história e o Vasco conta com um grande time, um dos melhores do Brasil neste momento. O Flamengo também tem muita qualidade e também necessita do resultado positivo para não passar sustos nesta última rodada. Espero um jogo muito equilibrado, sem favoritismo e sem nenhuma interferência do passado", alertou o lateral direito Leonardo Moura.
Esquecer o passado, por sinal, é uma das armas usadas pelo Vasco para conquistar uma vitória neste domingo. Eles, por exemplo, deixaram de lado o que aconteceu no meio de semana, quando a derrota de 2 a 0 para a Universidad de Chile custou a eliminação nas semifinais da Copa Sul-americana. Os vascaínos asseguram que a torcida não deve temer uma possível interferência deste mau resultado no clássico contra o Flamengo.
"O domingo é mais uma oportunidade que nós temos para ganhar o título e sabemos da possibilidade de conseguir. Temos um adversário de respeito, mas vamos procurar mostrar um grande futebol, porque se vencermos, acreditamos muito que vai dar. Os jogadores do Vasco sabem o que nos espera. Foi uma temporada de muita luta, muita entrega e para completar isso vem o título. Fico feliz pelo empenho dos jogadores diante da Universidad de Chile e creio que dá tempo tranquilo de recuperar até domingo", discursou Cristóvão Borges, técnico do Vasco.
Os flamenguistas realmente não acreditam que haverá alguma interferência do jogo no Chile no clássico deste domingo. Nem mesmo a possibilidade de duelar contra um rival desgastado fisicamente anima o Rubro-Negro.
"O Vasco tem feito uma grande campanha, briga pelo título e com certeza seus jogadores vão fazer de tudo para se superar em campo. A nossa expectativa é de uma partida muito disputada, pois ninguém quer perder. O Flamengo precisa do resultado para garantir a vaga na Copa Libertadores e vamos a campo em busca por uma vitória", disse o volante Willians.
Desgaste, cansaço, tristeza pela eliminação no Chile e o fato de não depender do próprio resultado para erguer a taça. Todos esses fatores tratados pelos personagens do jogo são minimizados por Cristóvão, que procurou transmitir confiança a seus jogadores.
"Nós estamos em uma reta final, onde qualquer coisa pode acontecer. Todos os resultados em clássicos são normais, inclusive o Vasco ganhar do Flamengo e o Palmeiras derrotar o Corinthians. Portanto, temos que ir a campo pensando em fazer a nossa parte e conquistar o resultado positivo", disse o comandante do Vasco.
Em termos de escalação, no Vasco, os meias Allan e Juninho Pernambucano, que receberam o terceiro cartão amarelo, na vitória por 2 a 1, sobre o Fluminense, cumprem suspensão. O meia Felipe, poupado contra a Universidad de Chile, por conta de cansaço muscular, tem retorno assegurado. A tendência, então, é que a criação de jogadas fique a cargo de Felipe e Diego Souza, com Bernardo atuando no ataque. Resta saber se seu companheiro na frente será Alecsandro ou Élton. Jumar vai mais uma vez atuar de maneira improvisada na lateral esquerda, enquanto a dupla de volantes terá Rômulo será formada por Fellipe Bastos ou Nilton.
Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo vai promover o retorno do lateral esquerdo Junior Cesar, que cumpriu suspensão na vitória de 1 a 0 diante do Internacional e volta na vaga de Rodrigo Alvim. O treinador, porém, tem uma dúvida no meio-de-campo, onde Aírton, que se recupera de dores no tornozelo esquerdo, deverá fazer um teste de vestiário. Se for vetado, o chileno Fierro será mantido no setor.
No primeiro turno as duas equipes empataram sem gols. O jogo, porém, foi marcado pelo AVC sofrido pelo técnico Ricardo Gomes, que o afastou do clube e por muito pouco não lhe tirou a vida.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLAMENGO

Local:
 Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de dezembro de 2011 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Rodrigo Joia (RJ) e Ediney Mascarenhas (RJ) 

VASCO: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Nilton (Fellipe Bastos), Rômulo, Felipe e Diego Souza; Bernardo e Elton (Alecsandro)
Técnico: Cristóvão Borges

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Willians, Fierro (Aírton), Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gazeta Esportiva Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário