BEM VINDO AO BLOG

sexta-feira, 28 de março de 2014

Dengue hemorrágica mata estudante universitária de 24 anos em Salvador



A dengue fez a primeira morte este ano em Salvador. A estudante de direito Bruna Gomes de Oliveira Muniz, 24 anos, morreu na madrugada de quarta-feira (26/3), diagnosticada com dengue hemorrágica, tipo mais grave da doença. A primeira morte por dengue hemorrágica na Bahia em 2014 foi em 24 de janeiro, um jovem de 15 anos, na cidade de Itabuna.
Bruna, que morava no bairro da Pituba, deu entrada no Hospital do Subúrbio no último dia 24, quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Posteriormente foi transferida para o Couto Maia, onde permaneceu internada até morrer. Familiares e amigos postaram nas redes sociais mensagens lamentando a morte da estudante.
“Nem toda dor que já senti na vida chegará perto do que estou sentindo agora. Mas sei que pode demorar, mas vai passar e também sei que como sempre eu e minha Bruninha ficaremos sempre juntos. Fica com Deus, maninha, e que ele te encaminhe para o caminho certo!”, desabafou o irmão da estudante, Bruno Muniz, em sua página no Facebook.
Em relação a 2013 houve um aumento de 63% de notificações de casos de dengue na capital baiana. Cabula/Beiru, Boca do Rio e Barra/Rio Vermelho se destacam como distritos sanitários com maior incidência.
De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), este ano, até o dia 12 de março, foram notificados 2.504 casos de dengue no estado, o que corresponde a uma redução de 91,89% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 30.884 casos, 28.380 notificações a menos.
No diagrama do órgão, Salvador se destaca como o município com maior incidência da doença, totalizando 729 notificações, seguido por Feira de Santana (296), Itabuna (192), Pintadas (131) e Teixeira de Freitas (75). Na capital baiana, agentes de combates às endemias já realizaram ações preventivas e de bloqueio no perímetro da residência da vítima, com tratamento de depósitos preferências do Aedes Aegypti, bem como eliminação de focos encontrados. A atividade foi intensificada com a utilização do fumacê. No ano passado foram registradas três mortes.
A orientação do Ministério da Saúde para os casos de dengue ocorridos este ano prevê que eles sigam a nova classificação de casos: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.
Sintomas e recomendações
Se além da febre aguda o indivíduo sente qualquer um dos sinais de alerta deve procurar imediatamente assistência médica. Os sinais e sintomas de alertas são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura, hemorragias importantes, palidez ou rubor facial, pulso rápido e fino, agitação ou letargia, desconforto respiratório, diminuição repentina da temperatura, redução do volume de urina, queda de tensão arterial e pele, mãos ou pés frios. Entre as recomendações do órgão estão: evitar automedicamento, tomar muito líquido (água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas), manter repouso e manter amamentação.
Agentes de combates às endemias já realizaram ações preventivas e de bloqueio no perímetro da residência da vítima, com tratamento de depósitos preferências do Aedes Aegypti, bem como eliminação de focos encontrados. A atividade foi intensificada com a utilização do fumacê. No ano passado foram registradas três mortes.
Para o enfrentamento da dengue, agentes de combate às endemias da Prefeitura têm intensificado as visitas casa a casa, uma vez que estudos revelam que os depósitos preferenciais do mosquito Aedes Aegypti estão dentro dos domicílios como vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixa d’água. Além disso, através da articulação entre Secretaria da Saúde, Limpurb e Sucop, dois grandes mutirões de limpeza já foram realizados este ano nos bairros de Tancredo Neves e Boca do Rio, que registraram o maior número de notificações da doença.
As atividades foram realizadas em 570 imóveis resultando na retirada de 171 toneladas de lixo das ruas, quintais e terrenos baldios, bem como na eliminação de 1.042 focos do mosquito e tratamento de outros 145. Nesta sexta (28) e sábado (29), os mutirões serão realizados nos bairros do Cabula VI e Paripe.
Salvador está em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia de dengue, com um índice de infestação predial de 2,6%, ou seja, a cada 100 imóveis da cidade, 2,6 apresentam focos do mosquito. Por isso o papel de todos - poder público e população - é de extrema importância para redução desse índice. Todo tipo de recipiente que acumule água, se não tiver mais utilidade, deve ser eliminado. Já aqueles como caixa d’água, tanques e tonéis, devem ser devidamente cobertos, além de lavados com água e sabão rotineiramente para eliminação de possíveis ovos depositados nas paredes.
Tribuna da Bahia

quarta-feira, 26 de março de 2014

Justiça nega mais um pedido para soltar ex-diretor da Petrobras

Costa é investigado por participar da compra de refinaria em Pasadena

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, negou mais um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso quinta-feira (20) pela Polícia Federal. Costa é suspeito de ter ligação com uma organização criminosa que lavava dinheiro em seis estados e no Distrito Federal, desarticulada na Operação Lava Jato, que pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões.
O desembargador João Pedro Gebran Neto decidiu manter decisão tomada por ele na sexta-feira (21), que rejeitou pedido para soltar Costa. Segundo o magistrado, o ex-diretor da Petrobras deve continuar preso para não obstruir as investigações. “Até o momento, não se sabe exatamente a dimensão da ocultação das provas, mas é inegável que a perturbação na colheita de provas existiu e merece ser interrompida”, afirmou Gebran Neto. 
Costa é investigado por participar da compra de refinaria em Pasadena
 (Foto: Reprodução/ Veja)
A defesa de Paulo Roberto Costa diz que ele foi envolvido “injustamente” no caso, e alegou que a apreensão de R$ 1 milhão em sua casa não é indício suficiente para justificar a acusação pelo crime de corrupção. “Costa é pessoa humilde e estudiosa, que conquistou várias vitórias ao longo de sua vida profissional, sendo a denúncia incompatível com a sua trajetória de vida”, afirmam os advogados.
Na segunda-feira (17), a Polícia Federal cumpriu 24 mandados de prisão e 15 de condução coercitiva, além de 81 mandados de busca e apreensão em 17 cidades. Cerca de 400 policiais participaram da operação. A organização contava com quatro grupos que tinham à frente doleiros que lucravam com câmbio paralelo ilegal, mas também praticavam crimes como tráfico de drogas, exploração e comércio ilegal de diamantes e corrupção de agentes públicos.
Correio da Bahia

sábado, 22 de março de 2014

Operação usando malware ataca mais de 500 mil computadores

O ataque atinge sistemas operacionais Windows, OS X e Linux



O laboratório de investigações da empresa ESET descobriu uma operação hacker maliciosa que tomou o controle de mais de 25 mil servidores Linux e Unix em todo mundo. A estimativa é que mais de 500 mil computadores possam ter sido infectados diariamente a partir dos servidores. Conhecido como “operação Windigo”, o ataque atinge sistemas operacionais Windows, OS X e Linux. 

A descoberta foi feita pela empresa em parceria com a CERT-Bund (Swedish National Infrastructure for Computing) e outros. Os servidores infectados são utilizados para redirecionar os usuários para sites com conteúdo malicioso, além de forçar o envio de mais de 35 milhões de spams por dia através da infraestrutura invadida. 

Na América Latina, foram registrados 1.600 ataques, sendo 900 servidores infectados no Brasil, 300 no México, 200 na Argentina e mais 200 no Chile. Os sites afetados pela operação “Windigo” buscam infectar computadores com Windows por meio de exploits - sequência de códigos de programação que se aproveitam de falhas no sistema operacional. 

Para os usuários de Mac aparecem anúncios de sites de namoro e os usuários de iPhone são redirecionados para conteúdo pornográfico online. Servidores Linux também foram afetados, o que é ainda mais preocupantes, segundo a empresa, já que 60% dos sites do mundo rodam em servidores baseados em Linux. 

O Laboratório de Pesquisa da ESET, que descobriu a “Operação Windigo”, liberou um documento com os resultados de pesquisa e análise de malware, onde é possível encontrar informações necessárias para saber se o sistema foi afetado e quais as medidas a tomar para remover o código malicioso. De acordo com a ESET, uma das soluções para os servidores infectados é limpar e reinstalar o sistema operacional, além de modificar as senhas. 

Correio da Bahia

quarta-feira, 19 de março de 2014

Assaltantes explodem e levam dinheiro de carro-forte na BA-131 próximo a Pindobaçu - BA

Criminosos estavam em dois carros, uma Hilux branca e um Monza preto


Um carro-forte da empresa de segurança Prosegur foi atacado por cerca de 15 homens armados no início da tarde desta quarta-feira (19), entre as cidades de Pindobaçu e Saúde, no Centro Norte da Bahia. Os criminosos estavam em dois carros, uma Hilux branca e um Monza preto. 
As informações repassadas pela Polícia Militar indicam que o grupo portava fuzis de grosso calibre e usou explosivos para destruir o carro-forte. Segundo nota enviada à imprensa pela Prosegur, "todos os colaboradores que integravam o veículo já estão em segurança e não sofreram nenhum tipo ferimento".

O carro-forte havia saído de Senhor do Bonfim e seguia para Jacobina. Os criminosos roubaram todo o dinheiro do veículo e fugiram em direção ao povoado de Marcelo, localizado em Pindobaçu. Policiais militares da região foram acionados e fazem buscas no local. A Prosegur declarou que está a disposição das autoridades policiais para ajudar nas investigações.

Veja na íntegra a nota enviada pela Prosegur:

"A Prosegur confirma o assalto a um carro-forte da companhia hoje, por volta das 13 horas, na região de Pindobaçu (BA). A empresa ressalta que todos os colaboradores que integravam o veículo já estão em segurança e não sofreram nenhum tipo ferimento.
 
A Prosegur ressalta ainda que está à disposição das autoridades policiais para ajudar no que for necessário durante as investigações."
Foto: Geilson Lopes da Silva/Whatsapp/Especial para o Correio24horas
Foto: Geilson Lopes da Silva/Whatsapp/Especial para o Correio24horas
Foto: Reprodução/Whatsapp
Foto: Reprodução/Whatsapp
Foto: Reprodução/Whatsapp

Correio da Bahia

sábado, 15 de março de 2014

Operadoras começam a bloquear sinal de celular e tablet piratas

O objetivo do bloqueio é também melhorar os índices de qualidade das teles

Imagem: google
As operadoras de telefonia móvel começam a testar, a partir da segunda, um novo sistema que irá bloquear chamadas feitas por celulares piratas. O bloqueio, no entanto, só será efetivo a partir de setembro. Até lá, nessa fase “pré-operacional”, os aparelhos devem continuar funcionando normalmente. Quando identificar um aparelho falsificado ou original, mas sem homologação no Brasil, o sistema deverá efetuar o bloqueio, que também vale para tablets.
O objetivo do bloqueio é não só garantir a segurança dos clientes - expostos a riscos de radiação excessiva e de explosão das baterias dos aparelhos -, mas também melhorar os índices de qualidade das teles. Todo aparelho móvel sai da fábrica com um número de registro chamado IMEI. É o RG do equipamento. O chip, que é habilitado pela operadora, também tem um código, batizado de IMSI. Assim, sempre que um aparelho é ligado, ele transmite às operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho.
Hoje, essas informações possibilitam, por exemplo, identificar um cliente em roaming internacional. Agora, haverá um cadastro nacional de IMEIs que será cruzado com o dos chips (IMSI). Assim, toda vez que um cliente estiver fazendo uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo. Isso será possível porque também existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes.
As operadoras sabem que um celular é pirata porque seus sinais são captados pelas antenas, mas sua identidade não aparece no “radar” das teles. Quando aparece, ela é duplicada (igual à de outro telefone) ou apresenta um número inexistente no catálogo mundial de celulares. O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. Caso seja pirata, o sistema decidirá, automaticamente, pelo bloqueio dos sinais.
Correio da Bahia



Malásia diz que voo teve rota alterada por 'alguém' de dentro do avião

Aeronave foi conduzida até dois pontos possívels: Indonésia ou até próximo da fronteira entre o Cazaquistão e Turcomenistão

Telefones de passageiros do voo MH370 chamam, mas ninguém atende Mark Ralston/AFP
O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse neste sábado (15) que o voo MH30 da Malaysia Airlines, que desapareceu com 239 pessoas, teve a rota alterada durante horas após o sistema de comunicação ter sido desligado por 'alguém'.
Najib disse que a desativação do sistema foi intencional e depois a conduziu até dois pontos possívels: Indonésia ou até próximo da fronteira entre o Cazaquistão e Turcomenistão.
"O percurso do avião até o momento em que saiu da cobertura do radar militar primário (da Malásia) é consistente com a ação deliberada tomada por alguém em seu interior", afirmou o primeiro-ministro.
Najib disse ainda que o avião voou durante 6 horas em direção oeste, após o último sinal de comunicação. O Boeing tinha combustível suficiente para 7 horas e meia de voo, segundo a Malaysia Airlines.
Parentes de tripulantes buscam respostas (Foto: AFP)
O chefe da aviação civil do país Azharuddin Abdul Rahman disse nesta segunda-feira (10) que o caso do sumiço do voo faz do caso "um mistério sem precedentes".
Segundo publicou o site China.org.cn, familiares de 19 familiares passageiros assinaram declaração afirmando que desaparecidos no voo MH370 estão com os celulares conectados, mas as ligações não completam.
Dezenas de navios e aeronaves ainda não conseguiram localizar qualquer peça do Boeing 777, que desapareceu na madrugada de sábado ao sul do Vietnã. Azharuddin Abdul Rahman disse que os investigadores estão analisando “cada ângulo” para tentar explicar o desaparecimento, inclusive a possibilidade de sequestro.
Correio da Bahia

quarta-feira, 12 de março de 2014

Número de feridos em explosão em NY passa de 27

Duas vítimas continuam em estado grave, relataram bombeiros. O incidente provocou a morte de duas mulheres, ainda não identificadas

Ao menos 27 pessoas, incluindo quatro crianças, ficaram feridas e dez ainda estão desaparecidas após a explosão que afetou três edifícios residenciais no leste do Harlem, em Nova York. Duas vítimas continuam em estado grave, relataram bombeiros. O incidente provocou a morte de duas mulheres, ainda não identificadas.
Em entrevista coletiva após o incidente, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que alguns dos desaparecidos poderiam estar fora dos prédios no momento da explosão, mas garantiu que providências serão tomadas. “Haverá uma busca entre os escombros do edifício assim que o fogo for controlado”, afirmou. “Esta é uma tragédia da pior espécie, porque não havia nenhum modo de salbar essas pessoas a tempo.”

(Foto: Andrew Burton/AFP)

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Nova York informou que até agora haviam duas pessoas com ferimentos fatais, cinco com ferimentos graves e 20 com ferimentos leves. Autoridades relataram que o fogo persistia nos escombros, mas que os focos eram isolados. Equipes de resgate devem trabalhar durante a noite vasculhando os destroços.
Entre as pessoas que tiveram ferimentos leves estão dois agentes do FBI que passavam de carro na rua dos edifícios no momento da explosão. Testemunhas disseram ter ouvido um forte barulho de explosão perto da Rua East 116th e da Park Avenue. Os Bombeiros receberam a primeira ligação às 9h31 (horário local) e chegaram ao local cerca de dois minutos depois.

(Foto: Reprodução/Twitter/GlobalGrindNews)

Vários moradores do bairro relataram que havia um cheiro muito forte de gás na região antes da explosão. “Nós podíamos sentir o cheiro”, disse Ashley Rivera, 21 anos, que morava em um dos edifícios atingidos. “Nós ficamos nos perguntando o que era aquilo e o cheiro persistia.” 
A explosão afetou três prédios, os números 1.642, 1.644 e 1.646 da Park Avenue, sendo que os dois últimos entraram em colapso. O prefeito de Nova York descreveu a explosão como de “impacto muito grande”, acrescentando que foi seguida de um grande incêndio.
Correio da Bahia

segunda-feira, 10 de março de 2014

Pindobaçu:Cidade comemorou 61 anos de emancipação com entrega da nova praça Pedro Luiz


Primeira dama, Sara Salgado, Deputado Josias Gomes, Odias, Secretário de Obras e Marlos André, Prefeito de Pindobaçu
No último sábado (08), o município de Pindobaçu no centro norte baiano, viveu um dia de festa, em comemoração aos 61 anos de emancipação política, que acorreu no ultimo dia 04. A cidade que é conhecida nacionalmente pela extração de esmeraldas no garimpo de Carnaíba, teve muito a comemorar em 2014, uma vez que encontra-se em ritmo acelerado de desenvolvimento, através da gestão do Prefeito Marlos André(PT) que em pouco mais de um ano, vem realizando ações que vem transformando a realidade de abandono em que vivia a cidade.
Em meio a diversas obras que já foram concluídas, e outras que estão em andamento, no sábado o gestor municipal realizou a inauguração da Praça Pedro Luiz que fica localizada no centro comercial da cidade e entregou 04 veículos comprados com recursos próprios, que vão servir as secretarias de saúde e assistência social.
 O evento contou com as presenças do Deputado Federal Josias Gomes, Deputados estaduais, Carlos Brasileiro e Adolfo Menezes, do Ex-jogador e Diretor Geral da Sudesb, Bobó, do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano e dos prefeitos: Antônio Nascimento (Jaguarari) José Branco (Andorinha) e José Gama Neto ( Caldeirão Grande)  outras lideranças como vereadores e líderes partidários, também marcaram presença.
Em seu discurso, Caetano destacou a luta do Prefeito Marlos André, em buscar investimentos para o município, através dos governos federal e estadual. Disse que poucos prefeitos do estado da Bahia, conseguiu realizar tantas ações, como vem sendo realizado em Pindobaçu. Para o deputado Josias Gomes, Marlos André, representa uma esperança de inovação no modelo administrativo regional, onde já é considerado um dos que mais se destaca, na aplicação de políticas públicas em seu município.
Ao fazer a inauguração da praça, o Prefeito de Pindobaçu, ressaltou o compromisso que vem sendo firmado junto ao governo estadual, para asfaltar a estrada que liga a Ba-131 ao distrito de Carnaíba. Segundo o gestor, não há mais condição de um distrito tão importante como Carnaíba, que tem uma população semelhante à da sede, ficar no esquecimento por parte das autoridades. Ressaltou, que em 2014, seu governo fará investimentos em diversas áreas na localidade, transformando em um verdadeiro canteiro de obras e de ações sociais. ASCOM.
Espaçoaberto.net

Estudante de biologia tem 73% do corpo queimado em sessão de bronzeamento artificial


A jovem de 19 anos é a quarta mulher a sofrer queimaduras no salão. "Só salvaram o rosto e as mãos", lamentou mãe da vítima

Uma estudante de biologia de 19 anos teve 73% do corpo queimado durante uma sessão de bronzeamento artificial no interior de Goiás. Monalisa Lombardi é a quarta mulher a sofrer este tipo de lesão após se tratar em um salão na cidade de Jataí. A jovem sofreu queimaduras de 2º grau, e está internada em um pronto socorro especializado na capital de Goiás. Médicos dizem que ela precisará passar por cirurgia para auxiliar no processo.
Estudante de 19 anos teve 73% do corpo queimado
"Só salvaram o rosto e as mãos", disse a mãe da estudante em entrevista ao G1 Goiás. A cobradora Mônica Lombardi relatou que a filha já frequentava o salão onde sofreu as queimaduras há dois anos, e que tinha o costume de fazer sessões de bronzeamento no local - a última no dia 2 de março, um domingo, quando ela começou a sentir os sintomas.
"No domingo mesmo, começou a sentir, mas semelhante ao que já sentia outras vezes. Na segunda-feira foi piorando e ela ligou para a mulher [dona do salão], que indicou um creme pra ela passar. Na terça-feira ela já nem conseguia se mexer mais, as bolhas foram vindo à tona”, contou Mônica. Ao conversar novamente com a dona do salão, a jovem foi levada pela mulher até um dermatologista, que a encaminhou diretamente para o hospital. 
A estudante é uma das quatro mulheres que sofreram queimaduras após uma sessão de bronzeamento. As outras duas vítimas sofreram queimaduras de 1º e 2º graus e chegaram a ser internadas em um centro médico na cidade de Jataí, mas já tiveram alta médica neste domingo (9). A outra mulher está internada em outra unidade de atendimento enquanto aguarda vaga em um hospital especializado em queimaduras. 
O estado de saúde de Monalisa é considerado estável. Uma das vítimas disse que um produto que ela desconhecia foi aplicado durante o procedimento. "A gente foi, como de costume, e ela passou os produtos que costumava passar. Só que aí ela usou um produto novo, um óleo de coco com canela. Aí ela colocou em uma bombinha com água e toda hora borrifava na gente”, disse a mulher para o G1 Goiás. Ela preferiu não se identificar.
Já a dona do salão disse não sabe o que pode ter provocados as queimados, já que usa o mesmo material há dois anos. Contudo, ela não informou qual produto foi usado durante a sessão de bronzeamento. A Polícia Civil da região vai abrir um inquérito policial para investigar o caso.
A Vigilância Sanitária da cidade disse que a dona do salão tem até esta terça-feira (11) para apresentar os produtos utilizados nas sessões. O estabelecimento funciona sem licença e pode ser interditado, ainda informou a Vigilância.
"Ele funciona em uma residência, é clandestino. Do ponto de vista higiênico e sanitário, não pode funcionar em residência, tem que ter um local apropriado, adequado, que ofereça as condições ideais para essa atividade", disse a coordenadora da Vigilância Sanitária de Jataí, Kelle Melo.
Doações
Amigos de Monalisa pedem nas redes sociais ajuda financeira para custear o tratamento da estudante. A previsão é de que ela fique internado por pelo menos 30 dias, e a família da vítima também precisa custear fraldas descartáveis, água de coco e frutas. "Eu preciso do dinheiro tanto para ela, quanto para me manter aqui”, afirma mãe da estudante. , 

Correio da Bahia

domingo, 9 de março de 2014

Novo teste de câncer de próstata pode aposentar toque retal

Teste vai detectar câncer de próstata em amostra simples de urina

Um teste barato, fácil e preciso para detectar o câncer de próstata pode estar disponível nos próximos meses. Estudos mostram que o novo teste, feito com a urina, pode ser duas vezes mais confiável que o exame de sangue existente para a detecção da doença.
O teste também informa aos médicos a gravidade do câncer. Além de salvar vidas, vai aposentar, segundo especialistas, o toque retal. É descrito como o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos.
Além de preciso, deve custar, quando chegar ao mercado, menos de R$40,00  por paciente, o que permitiria a realização de testes em todos os homens a partir dos 40 anos, como acontece com o câncer de mama.
O material foi desenvolvido por estudiosos da britânica Universidade de Surrey. Cientistas anunciaram ter chegado a um acordo com duas empresas, o que porá o teste em consultórios médicos ainda este ano.
O inventor do teste é o professor de oncologia médica Hardev Pandha, que acredita no potencial de poder detectar rapidamente a doença, salvando centenas de vidas a baixo custo.


A TARDE

sexta-feira, 7 de março de 2014

Companhia malaia perde contato com avião de passageiros

Malaysia Airlines perdeu contato com voo MH370 com 239 a bordo.
Aeronave estava em rota para Pequim.


Imagem meramente ilustrativa: google

Uma companhia aérea da Malásia informou na noite de sexta-feira (7) que perdeu contato com uma aeronave com 239 pessoas a bordo (227 passageiros, com 2 crianças, e 12 tripulantes), informou a empresa por um comunicado. Segundo o texto, o Boeing 777-200 no voo MH370 saiu de Kuala Lampur às 13h40 no horário de Brasília e deveria chegar às 19h30 (de Brasília) em Pequim. O avião teria perdido contato duas horas após decolar, segundo a empresa.
"A Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades que deram início a buscas e com equipes de resgate para localizar a aeronave", informa a empresa, que diz ainda que está entrando em contato com os parentes dos passageiros e da tripulação.
A rede CNN entrevistou o vice-presidente de operações da empresa aérea que disse "neste momento não temos ideia de onde está a aeronave". Fuad Sharuji disse também disse que ela carregava combustível para 7,5 horas de voo.
A agência de notícias Chinesa Xinhua informou que o avião perdeu contato ao sobrevoar o espaço aéreo do Vietnã. Ainda segundo a Xinhua, a aeronave não chegou a entrar no teritório chinês ou a entrar em contato com os controladores do país.
Segndo a rede BBC, a Malaysia Airlines é a companha aérea nacional do país, e uma das maiores da Ásia, com fluxo de aproximadamente 37 mil passageiros por dia em 80 destinos pelo mundo. Segundo o site da companhia, não há voos para o Brasil.
Em uma mensagem no Twiter, a Boeing disse que "está monitorando as buscas pelo avião malaio" e que seus "pensamentos estão com todos a bordo".
Globo.com

quinta-feira, 6 de março de 2014

Receita Federal começa a receber amanhã declaração do Imposto de Renda 2014

Segundo o Fisco, são esperadas 27 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo de entrega




A Receita Federal começa a receber nesta quinta-feira (6) a declaração do Imposto de Renda 2014. Os documentos precisam ser enviados por quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70 no ano passado. Segundo o Fisco, são esperadas 27 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo de entrega.
Os contribuintes podem fazer o acerto de contas com o Leão por meio de computadores, tablets ou smartphones. Não são mais aceitos disquetes nem formulários de papel. Quem optar pelos computadores, precisa fazer o download do programa do IR 2014, que já se encontra no “site”www.receita.fazenda.gov.br. No caso de tablets e smartphones, é preciso baixar o aplicativo APP Pessoa Física, que estará disponível a partir de amanhã.
Neste ano, a Receita ampliou as ferramentas do aplicativo para dispositivos móveis. Com isso, ele pode ser usado por praticamente todas as pessoas físicas que precisam entregar a declaração do IR. Será possível, por exemplo, declarar dívidas e ônus reais e também rendimentos recebidos de pessoas físicas. Somente um pequeno grupo (cerca de 10% dos declarantes) ficará impedido de usar tablets e smartphones. São pessoas físicas que fizeram doações, obtiveram rendimentos recebidos acumuladamente, no exterior ou com exigibilidade suspensa.
Este será o primeiro ano em que a Receita vai fazer o pré-preenchimento das declarações do IR para pessoas físicas que possuem certificação digital. O Fisco vai disponibilizar para os contribuintes um arquivo que poderá ser importado no programa do IR. Esse arquivo trará informações como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais.
Caso o contribuinte concorde com as contas da Receita, ele precisa apenas enviar o documento. Caso contrário, ele poderá fazer alterações no documento e depois liberá-lo. Na hora de declarar, os contribuintes podem apresentar o documento completo ou simplificado.
A declaração completa — em que é possível detalhar e deduzir despesas médicas, com educação e empregados domésticos — vale a pena para quem consegue guardar recibos dessas despesas e cuja soma seja maior que 20% de seu rendimento anual.
No modelo simplificado, que não exige a comprovação dos gastos, há uma dedução automática de 20% do rendimento anual, limitada a R$$ 15.197,02. No programa do IR, o contribuinte pode simular o modelo mais vantajoso. Quem perder o prazo de entrega da declaração terá que pagar multa que varia de R$$ 165,74 a 20% do IR devido. 
Correio da Bahia

segunda-feira, 3 de março de 2014

Passaporte para cães e gatos chega com objetivo de reduzir burocracia

Na tentativa de deixar menos burocráticas as viagens para o exterior levando animais de estimação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou a emitir na última semana o passaporte para cães e gatos. O documento é uma alternativa ao Certificado Veterinário Internacional (CVI), que era o único existente anteriormente. Enquanto o CVI deve ser solicitado novamente a cada viagem, o passaporte vale por toda a vida do animal. Por enquanto, ele só é aceito nos países do Mercosul – a Argentina, o Paraguai, Uruguai e a Venezuela -, que têm acordo de equivalência com o Brasil. Pode ainda ser usado em viagens domésticas, substituindo o atestado de saúde animal.
“A gente já pediu consulta a outros países [fora do Mercosul] para que aceitem. O passaporte é válido enquanto o animal estiver vivo, mas o proprietário tem que manter sempre em dia as vacinas”, explica Mirela Eidt, chefe da área animal do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura. Mirela esclarece também que o governo não cobra taxas para a emissão, cujo prazo é 30 dias úteis após a solicitação. No entanto, é obrigatório implantar um microchip no animal detentor do documento.
“[A implantação do chip] pode ser feita em clínica particular à escolha do proprietário. É um jeito de ligar o animal ao passaporte, como a foto, no nosso caso. A foto não é obrigatória para eles e o microchip tem código de barras”, diz. O passaporte é emitido pelas superintendências federais agropecuárias nos estados, mas nem todas já têm o sistema adequado operando. É preciso entrar em contato para saber as que estão aceitando requisições para o documento. “Para emitir, é necessário ter uma leitora de microchip. A orientação é consultar sobre as unidades habilitadas”, ressalta Mirela Eidt. 
De acordo com ela, o Ministério da Agricultura ainda não tem um balanço de quantos requerimentos foram entregues desde que a emissão do passaporte entrou em vigor, no último dia 22.  Segundo ela, além da vantagem de ser um documento vitalício, a ideia é que o passaporte confira mais agilidade às viagens com bichos de estimação. O ministério acredita, por exemplo, que haverá redução no tempo de liberação em embarques, desembarques e conexões, que atualmente é cerca de 40 minutos.
Dona da cachorra Tequila e do gato Willy, a mestranda em sociologia Bárbara Andrade, 29 anos, mudou-se com eles para Montreal, no Canadá ,em 2011. Para ela, que hoje mora na cidade de Quebec, o estresse da viagem incomodou mais do que a burocracia de reunir os documentos, já que houve atrasos e perda de conexões em razão da necessidade de embarcar e desembarcar os animais e apresentar os certificados às autoridades do Brasil e Canadá.
“O gato pôde ir com a gente [na cabine] em função do tamanho, mas a cachorra não. Não achei a documentação muito complicada de conseguir. Só achei problemático conseguir as informações [sobre que documentos levar], porque a empresa aérea manda a gente entrar em contato com o Ministério da Agricultura, que manda entrar em contado com a embaixada”. Na opinião de Bárbara, enquanto fica restrito ao Mercosul, o passaporte não é de grande ajuda. “Cada país tem a sua política para receber animais. Sei que na Dinamarca, por exemplo, os bichos têm que ficar um bom tempo de quarentena”, comenta.
Tribuna da Bahia

Carro com jovem de 22 anos cai da ponte Rio-Niterói

Segundo o jornal Bom Dia Brasil, a vítima disse estar sozinha no carro, e teria sofrido ferimentos leves


Um carro caiu da Ponte Rio-Niterói na manhã desta segunda-feira (3). O acidente aconteceu na por volta das 6h30. O veículo foi parar na Baía de Guanabara e afundou.
Uma mulher de 22 anos foi resgatada com vida, segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Lúcida, ela recebeu os socorros e foi encaminhada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, por volta das 7h30.
Segundo o jornal Bom Dia Brasil, a vítima disse estar sozinha no carro, e teria sofrido ferimentos leves. 
Porém, equipes de buscas continuam a procurar outras vítimas por precaução.
Correio da Bahia