BEM VINDO AO BLOG

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Funeral de Nelson Mandela deve ter 12 dias de duração

Cerimônia é considerada a maior do continente, comparada à Copa do Mundo de 2010, uma posse presidencial e a uma coroação real, todas juntas

O funeral de Nelson Mandela, que morreu na noite da última quinta-feira (5) aos 95 anos, em Pretória, deve durar 12 dias. De acordo com informações do jornal britânico “The Guardian”, um documento documento do governo da África do Sul estabeleceu que o calendário ainda provisório das cerimônias fúnebres terão duração de 12 dias, contados a partir do momento da morte do líder sul-africano.
Segundo a France Presse, o sepultamento de Mandela acontecerá no dia 21 de dezembro, mas ainda há possibilidade de mudança de data, já que algumas pessoas pedem a antecipação para o dia 16, por ser um feriado comemorativa da Reconciliação na África do Sul. 
Poucas horas após a confirmação da morte de Mandiba, como era carinhosamente chamado, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou que um funeral com honras de chefe de Estado seria concedido em homenagem ao líder.
O esperado é que todos os eventos do funeral de Mandela sejam um marco na história, como um dos maiores eventos já realizados no continente africano. De acordo com as autoridades do país sul-africano, a organização necessária para preparar toda a cerimônia tem sido comparada à abertura e ao encerramento da Copa do Mundo de 2010, uma posse presidencial e a uma coroação real, todas juntas.
São esperadas figuras importantes de todo o país. Presidentes, ex-presidentes, chefes de Estado de todos os lugares do mundo e celebridades já confirmaram que irão ao Velório. A Rainha Elizabeth pretende enviar o príncipe Charles à cerimônia. Representando o Brasil, a presidente Dilma Rousseff também deverá comparecer.
CalendárioNo primeiro dia de funeral um translado levará o corpo de Mandela ao necrotério, sob a guarda da polícia. No dia seguinte, "livros de pêsames serão abertos em todas as missões estrangeiras, na Fundação Nelson Mandela, no Union Buildings [residência oficial e sede do gabinete da Presidência do país, em Pretória] e, possivelmente, Museu do Mandela em Soweto", diz o documento.

No terceiro dia, espera-se que diplomatas estrangeiros recebam algumas instruções em Pretória, para discutir a logística do velório, que será aberto ao público. Três dias depois, haverá uma cerimônia com a presença de líderes e autoridades, dirigida pelo presidente Jacob Zuma, que terá transmissão em telões do lado de fora da Prefeitura de Pretória, além das cidades de Soweto, Cidade do Cabo e outras cidades.
Até o oitavo dia, Mandela será velado na Prefeitura de Pretória e o corpo só será removido e preparado para o dia seguinte, onde militares da África do Sul farão um ensaio para o funeral oficial do Estado no Union Buildings, localizado em Pretória, onde Mandela recebeu a posse de presidente após vencer as primeiras eleições democráticas, no ano de 1994. Neste mesmo dia e na data seguinte, chefes militares chegarão aos aeroportos de Pretória e Johanesburgo. 
Uma procissão até o Union Buildings ocorrerá no 11º dia de homenagens. Em seguida, será realizado um funeral de Estado no anfiteatro do edifício, também com transmissões em telões.
À noite, o corpo de Mandela será levado para Qunu, aldeia natal do líder sul-africano. No último dia, uma procissão será realizada na manhã das ruas da aldeia. O trajeto passará em frente à casa onde Mandela viveu. Ao fim da procissão, o corpo será sepultado na propriedade da família, também em Qunu.
Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário