BEM VINDO AO BLOG

domingo, 27 de outubro de 2013

Enem: confusão com o Horário de Verão, atrasos e imagens da prova em redes sociais marcaram o primeiro dia do exame

Balanço preliminar do Ministério da Educação confirma a eliminação de 24 estudantes por postarem imagens da prova e do cartão de respostas em redes sociais



Os portões dos locais de prova do Enem só abriram às 11h, no horário local, mas às 9h30 a estudante Gisele Valverde, 16 anos, já estava na porta do Colégio Central. Tanta precaução foi por medo de se confundir com o Horário do Verão.
Na porta do colégio não foram poucos os que perderam a prova e colocaram a culpa na mudança do relógio — que não vigora na Bahia. “É frustrante, porque me dediquei tanto”, disse Flávio Brito, 17, que chegou 20 segundos depois de 12h — horário em que os portões fecharam. Quem chegou atrasado colocou também a culpa no trânsito. “A Av. ACM está parada”, reclamou Jadson de Jesus. Na Bahia, 543.051 candidatos se inscreveram. Quem perdeu a prova ontem pode fazer a de hoje, mas a nota vai ficar reduzida.
Ontem, foram aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os candidatos tiveram 4h30 para responder questões sobre reforma agrária, Palestina, protestos na Europa, disputa de terras indígenas, África e a ampliação de direitos civis de homossexuais nos Estados Unidos.  Hoje o tempo será maior, 5h, para as questões de Português, Língua Estrangeira e Matemática e também para a Redação.
EliminaçõesO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem que 24 participantes foram desclassificados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque postaram fotos em redes sociais, na internet, durante a realização da prova. O balanço é preliminar.
Segundo o ministro, a maioria deles pagou inscrição para fazer o exame, o que sugere que seriam alunos de escolas particulares ou quem terminou o ensino médio na rede pública em anos anteriores. “Identificamos 24 jovens, a ampla maioria pagantes e um de 39 anos, o que é difícil compreender por que tomou uma atitude com essa e anulou a sua participação no exame”, afirmou Mercadante.
No ano passado, somente no sábado foram 37 estudantes. Ele lembrou que o edital proíbe os participantes de usarem equipamentos eletrônicos dentro das salas, durante a prova. Durante a tarde, com uma simples busca, era possível encontrar imagens de cartões de resposta da prova, feitas por candidatos. Um internauta, por exemplo, publicou imagem do cartão acompanhado dos hashtags #bora #ir #bem na #prova #enem #CursoDireto yeeeeah #UP UniversidadePositivo.
Usuários da rede reagiram às imagens postadas, alertando que os candidatos seriam eliminados. Houve até mesmo os que publicaram fotos com a intenção proposital de serem eliminados e irem embora antes o horário permitido para deixar o local de prova: “to aqui no #enem nao sei nada (...) e quero ir embora logo.. vou postar essa foto pra ver se algum policial vem me eliminar #enem2013 #enem#DilmaCuzona #eliminado #policiafederal”, postou um candidato no Instagram minutos após o início da prova. A postagem dele foi curtida por mais de 230 pessoas.
Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário