Ele anunciou que a próxima edição do evento, em 2016, acontecerá em Cracóvia, na Polônia
Foto: Reprodução
Papa anuncia próxima JMJ na Polônia
Folhapress
Em seu último dia no Brasil, o papa Francisco encerrou a Jornada Mundial da Juventude celebrando uma missa na manhã de hoje, na praia de Copacabana, que estava tomada por fiéis num trecho de cerca de quatro quilômetros. Ele também anunciou que a próxima edição do evento, em 2016, acontecerá em Cracóvia, na Polônia.
A escolha não deixa de ser uma homenagem ao papa polonês João Paulo 2º, responsável por criar o encontro mundial dos jovens da igreja católica, e que neste ano também deve ser oficialmente reconhecido como santo. O evento internacional surgiu a partir de um encontro da juventude, convocado por João Paulo 2º, em 1984, no Vaticano.
Em 1985, Ano Internacional da Juventude, declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. A primeira edição oficial foi realizada em Roma, em 1986.
Buenos Aires, na Argentina, terra do papa Francisco, recebeu, em 1987, a primeira jornada fora de Roma, como lembrou o pontífice em um dos seus discursos no Brasil. O evento do Rio de Janeiro é a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude e termina hoje.
A transferência do evento, de Guaratiba (zona oeste) para Copacabana (zona sul), acabou afetando a programação de encerramento -os shows que deveriam anteceder a missa, com padres-cantores como Fábio de Mello e Marcelo Rossi, não aconteceram.
Apenas o “flash mob”, a coreografia coletiva planejada para ser a maior do mundo, foi realizado, após a chegada do papa. Francisco iniciou sua fala agradecendo aos jovens peregrinos “por todas as alegrias que me deram nestes dias”.
“Levo a cada um de vocês no meu coração”, disse o papa à multidão, boa parte da qual passou a noite nas areias e calçadas de Copacabana. Durante a cerimônia, que foi acompanhada pela presidente Dilma Rousseff e outros chefes de Estado, como a argentina Cristina Kirchner, o papa lembrou o tema desta Jornada, “ide e fazei discípulos entre todas nações”.
“Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês dizendo: “Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da Terra, mas agora você deve ir e transmitir essa experiência aos demais"”.
O papa ainda se dirigiu diretamente aos peregrinos brasileiros e latino-americanos, e citou como exemplo “um grande apóstolo do Brasil, o bem-aventurado José de Anchieta, [que] partiu em missão quando tinha apenas 19 anos”.
Francisco afirmou que os jovens são “o melhor instrumento para evangelizar” outros jovens e disse: “Jesus Cristo conta com vocês, a Igreja conta com vocês, o papa conta com vocês”.
Ao meio-dia, o papa comandou a reza do Ângelus, que celebra o momento da Anunciação, feita pelo anjo Gabriel a Maria. “Eis aqui, queridos amigos, o nosso modelo. Aquela que recebeu o dom mais precioso de Deus, como primeiro gesto de resposta, põe-se a caminho para servir e levar a Jesus.
Peçamos a Nossa Senhora que também nos ajude a transmitir a alegria de Cristo aos nossos familiares, aos nossos companheiros, aos nossos amigos e a todas as pessoas”.
Após a missa, Francisco retornaria à residência no Sumaré, para almoçar com religiosos e organizadores da JMJ. Mais tarde, irá ao Riocentro (zona oeste) para um encontro com voluntários que trabalharam na Jornada. O papa embarca para Roma às 19h, no Galeão; antes, faz um discurso de despedida no local.
Correio da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário