BEM VINDO AO BLOG

domingo, 10 de junho de 2012

Bahia perde para o Vasco e volta à Z-4 do Brasileirão


Rafael França
Eduardo Martins | Ag. A TARDE
Envolvido pelo Vasco no primeiro tempo, Bahia luta no segundo tempo, mas não evita derrota
Envolvido pelo Vasco no primeiro tempo, Bahia luta no segundo tempo, mas não evita derrota
A conjeturada superioridade técnica do elenco do Vasco em relação ao do Bahia se consumou na tarde deste domingo, 10, em partida válida pela 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro: em tendo se aproveitado das falhas do tricolor baiano no primeiro tempo, o time carioca venceu por 2 a 1.
Resultado que deixa o Esquadrão novamente na zona de rebaixamento: ainda sem vencer, o Bahia soma apenas dois pontos ganhos e, enquanto a rodada ainda segue interminada, ocupa agora a 17ª posição, seguido de perto pelo Atlético-GO, pelo Palmeiras e pelo Corinthians. O Vasco, por sua vez, manteve o seu aproveitamento de 100% e, agora com 12 pontos conquistados, ostenta por pelo menos mais uma semana o posto de líder do Brasileirão.
O time Cruzmaltino, soberano na primeira etapa, construiu o placar logo no começo da partida: aos sete minutos, Juninho Pernambucano fez um golaço de falta. Aos 33 minutos, em contra-ataque, Diego Souza arrancou do meio campo até a área tricolor e tocou por cima de Marcelo Lomba.
Na segunda etapa, Falcão tirou os apagados Diego e Lulinha e, em lugar, colocou Magno e Júnior. Além de mais organizado, o seu time passou a ser mais valente e, em não tendo mais cedido espaços ao time carioca, correu atrás do empate com uma atuação melhor que a do adversário.
Entretanto, o treinador acabou castigado pelas escolhas que fizera na primeira etapa e viu as chances de gol que o seu time criou pararem em Fernando Prass, que, intensivamente exigido, se revelou em noite inspirada. Depois de pressionar durante toda a segunda etapa, o Bahia só diminuiu aos 49 minutos, quando Júnior disputou a bola com a defesa vascaína e conseguiu completar para as redes.
Para buscar o seu primeiro triunfo e para afastar o pesadelo do rebaixamento, o tricolor volta a campo às 16h do próximo domingo, 17, contra o Sport, em Pituaçu; no mesmo dia e no mesmo horário, o Vasco briga para se manter na liderança contra o Palmeiras, na Arena Barueri, em São Paulo.
Superioridade vascaína - As limitações do time escalado por Paulo Roberto Falcão ficaram evidentes logo no primeiro tempo de jogo em Pituaçu: se, de um lado, Juninho Pernambucano, Diego Souza, Eder Luís e Alecsandro chegavam como queriam na área de Marcelo Lomba, do lado tricolor as atuações insípidas do meia Diego e dos atacantes Lulinha e Jones tornavam o Bahia desmerecedor de qualquer resultado que não fosse a derrota. O tricolor ficou dependente apenas das escapadas de Gabriel pelo lado direito.
Com Ávine ainda em busca de melhor ritmo, o lado esquerdo tricolor foi inoperante. E foi por lá que o Vasco atacou com maior frequência. Aos sete minutos, no entanto, a falha defensiva aconteceu pelo lado direito: Titi cometeu falta dura em Diego Souza. Na cobrança, Juninho mandou no ângulo de Lomba, que acompanhou a bola com os olhos: 1 a 0. Um minuto depois, o lúcido Gabriel buscou o gol de empate com um chute cruzado pelo lado direito, mas mandou para fora.
Apesar das suas fragilidades, o Bahia até tentou impôr o seu ritmo e teve chances de empatar, mas o Vasco tratava melhor a bola e continuava superior em campo. Aos 20 minutos, Gabriel buscou a linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro, mas Jones Carioca não alcançou a bola. Um minuto depois, Alecsandro aproveitou cruzamento de Diego Souza e, de peixinho, carimbou a trave direita de Lomba. Aos 22, Felipe Bastos mandou um foguete do meio campo e o camisa 1, mais uma vez, salvou o tricolor.
Em sua melhor participação na primeira etapa, aos 30 minutos, Lulinha recebeu passe de Gabriel no lado direito da área e tentou marcar duas vezes: na primeira, Fernando Prass deu rebote; na segunda, o atacante mandou a bola para fora. O castigo pela chance desperdiçada não demorou: veio no minuto seguinte, quando Alecsandro roubou bola no meio campo e lançou Diego Souza, que arrancou, passou por Fabinho e por Titi e tocou por cima de Marcelo Lomba para assinalar um golaço. 2 a 0. Em busca do terceiro, Vasco seguiu em cima, mas parou em Lomba.
Transpiração tricolor - Falcão deu o braço a torcer e voltou para o segundo tempo sem Diego e sem Lulinha. A entrada de Júnior no ataque segurou lá atrás os homens de defesa do Vasco e Jones, então posicionado como atacante de beirada, conseguiu apagar a má atuação da primeira parte da partida. Magno, por sua vez, deu maior dinâmica ao meio campo e dividiu com Gabriel a tarefa de criar as jogadas ofensivas.
O Vasco, por sua vez, recuou. O time de Cristóvão Borges se viu acuado em seu campo de defesa e, não fosse a brilhante participação de Fernando Prass, poderia até ter sofrido a virada. A primeira chance real do Bahia aconteceu em sequência, aos sete minutos: Júnior fez jogada individual e bateu de bico; Prass espalmou. Na sobra, Gabriel mandou uma bomba da grande área e o goleiro vascaíno segurou.
Aos 14 minutos, mais blitz tricolor: Titi aproveitou cruzamento na área e bateu forte; Fernando espalmou mais uma vez. Fahel pegou a sobra da entrada da área e o obrigou o arqueiro vascaíno a se esticar para mandar para escanteio. Aos 19, Gabriel pegou rebote pelo lado direito e cruzou na área; a bola encontrou Diones, que foi no alto para cabecear e mandar ao lado da meta de Prass.
Com velocidade pelos lados do campo, o Bahia seguiu em cima, mas parou no sistema defensivo do Vasco. Carlos Alberto ainda balançou as redes, aos 37 minutos, mas estava impedido. Até o final do jogo, o tricolor seguiu em busca do gol, mas só conseguiu diminuir o placar aos 49 minutos, quando Júnior, como quem contestasse a titularidade que lhe fora negada, correu atrás da bola que, após cruzamento, havia ficado sob domínio da zaga vascaína, e, caído no gramado, tocou para o fundo da trave vascaína e tornou o retorno à Z-4 mais honroso.
Bahia 1x2 Vasco - 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador (BA).
Data: Domingo, 10 de junho.
Horário: 17h.
Árbitro: Anderson Daronco (CBF/RS).
Assistentes: Carlos Berkenbrock (CBF/SC) e José Eduardo Caldas (CBF/RS).
Gols: Júnior (aos 49 minutos do segundo tempo) para o Bahia; Juninho e Diego Souza (aos sete e aos 31 minutos do primeiro tempo, respectivamente) para o Vasco.
Cartões amarelos: Titi, Jones Carioca, Fahel e Ciro (Bahia); Felipe Bastos e Juninho (Vasco).
Público: 17.908 pagantes.
Renda: R$ 380.505,00.
Bahia: Marcelo Lomba; Fabinho, Danny Morais, Titi e Ávine; Diones, Fahel (Ciro), Gabriel e Diego (Magno); Lulinha (Júnior) e Jones. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Vasco: Fernando Prass; Allan, Renato Silva, Rodolfo (Dedé) e Felipe (Thiago Feltri); Nilton, Felipe Bastos, Juninho e Diego Souza (Carlos Alberto); Éder Luís e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.
A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário