BEM VINDO AO BLOG

domingo, 21 de abril de 2013

Mãe de suspeitos de atentados em Boston foi presa em 2012


Zubeidat Tsarnaeva foi acusada de roubar US$ 1.624 em roupas em loja


A mãe dos dois jovens suspeitos dos atentados na Maratona de Boston, no estado de Massachusetts (EUA), foi presa em junho de 2012 acusada de roubar uma loja da rede "Lord & Taylor" na cidade de Natick. Zubeidat K.
Tsarnaeva, que tinha na época 45 anos, foi acusada de roubar US$ 1.624 em roupas femininas. Zubeidat, que deixou os Estados Unidos, mora em Makhachkala, na região do Daguestão, segundo a TV "Russia Today".
Djokhar Tsarnaev, 19 anos, segundo suspeito dos ataques a bomba durante a Maratona de Boston foi capturado com vida, mas estava ferido e coberto por sangue. O jovem de 19 anos estáinternado em estado grave.
Ele e o irmão, Tamerlan, 26, são apontados como os responsáveis pelas duas explosões ocorridas durante a tradicional maratona de Boston no último dia 15. O atentado deixou três pessoas mortas e 176 feridos.


Fotografia da ambulância em que Dzhokhar foi encaminhado para o hospital
Segundo a CBS, Dzhokhar Tsarnaev foi enviado para um hospital para tratar de seus ferimentos - ele está machucado desde a noite da quinta-feira, quando seu irmão foi morto pela polícia. 

Pronunciamento oficial
O presidente Barack Obama se dirigiu aos cidadãos dos Estados Unidos em uma transmissão ao vivo pela televisão para anunciar o fim da caçada e parabenizar o policiais envolvidos no caso. "Temos um tremendo débito de gratitude a eles", declarou o chefe de Estado, referindo-se aos policiais e também às vítimas do atentado.
Obama agradeceu os oficiais pelo "profissionalismo e bravura" após cinco dias de investigação: "Graças a este esforço, fechamos um capítulo importante desta tragédia".
Como outros representantes fizeram numa coletiva de imprensa em Boston, ele também salientou a importância do trabalho conjunto do FBI, da polícia de Massachusetts e das cidades envolvidas. Apesar disso, ele afirmou que ainda há muitas questões em abertos e que merecem ser respondidas em respeito a todas as quatro vítimas fatais e aos mais de 170 feridos desta semana.
"Continuaremos a fazer o que precisarmos fazer para manter nossos cidadãos a salvo", garantiu, explicando que colocou à disposição dos serviços de Inteligência norte-americanos todos os recursos necessários para coletar evidências e garantir a proteção dos cidadãos.
Por fim, ele relembrou também a tragédia que vitimou 14 pessoas após a explosão de uma fábrica no estado do Texas e afirmou que, apesar da repercussão do caso de terrorismo, seus pensamentos e orações também estão com eles.

Coletiva de imprensa
O governador Deval Patrick, o prefeito Tom Menino e representantes do FBI e da polícia de Massachusetts realizaram uma coletiva às 21h30 (horário local) para falar sobre a prisão de Dzhokhar nesta sexta-feira. Visivelmente emocionados, todos elogiaram o trabalho conjunto realizado por agentes municipais, estaduais e federais para a resolução do caso em 4 dias.
"É uma noite em que todos nós iremos descansar tranquilamente", resumiu o governador Patrick em sua fala. Ele também aproveitou para agradecer os moradores de Boston "por sua extraordinária paciência" durante as buscas realizadas em 20 quarteirões e no envio de fotografias e vídeos do dia do atentado para auxiliar nas investigações.
Na contramão dos depoimentos que afirmam que "a Justiça foi feita às vitimas destes crimes" (Rick DesLauries, responsável pela investigação do FBI), a promotora Carmen Ortiz declarou que a resolução de hoje foi apenas o início. "Para mim, a jornada continua. Isso continuará a ser uma investigação ativa. Iremos continuar avaliando um número tremendo de evidências até chegar a um indiciamento".
Entenda a operação de capturaNa coletiva de imprensa, o Comissário de polícia de Boston, Edward Davis, explicou como se deu a ação para a captura do suspeito. Ele informou que Dzhokhar foi encontrado pelo dono da residência onde ele estava escondido, assim que os habitantes da região foram permitidos a sair de casa pelas autoridades locais.
O morador afirmou ter visto sangue no barco que estava no local e chegou a abrir a lona que cobria o transporte. Dentro, ele viu uma pessoa "coberta em sangue". Ele então entrou em contato com o serviço de emergência da polícia local e foi atendido por três policiais que estavam numa região próxima.

Policiais correm para atender à solicitação do morador em Watertown
Segundo o Comissário, eles estabeleceram um perímetro em relação ao barco juntamente com agentes estaduais e do FBI. Percebendo a ação, Dzhokhar trocou diversos tiros com os policiais, que revidaram com bombas para deixá-lo desnorteado. Testemunhas afirmam que mais de 30 disparos foram realizados.
Em dado momento, os policiais conseguiram se aproximar do barco e renderam o jovem. Davis afirmou que o suspeito já estava sangrando quando foi encontrando e não soube precisar se ele também foi atingido no segundo tiroteio. Dzhokhar estava ferido desde a noite de ontem, quando conseguiu fugir de uma troca de tiros com a polícia após uma perseguição.
Ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde do suspeito, mas o Comissário descreveu sua condição como "grave", embora não seja crítica.
Durante a ação, a polícia localizou Dzhokhar se movendo no barco a partir de um helicóptero que sobrevoava a área. Também foram utilizados equipamentos com infravermelho para encontrá-lo através do calor do seu corpo. Cerca de 60 policiais, bombeiros e agentes do FBI estavam ao redor da residência para o cerco final ao suspeito. Um negociador também foi enviado ao local, segundo a NBC.


Polícia se aproxima da área onde o suspeito está escondido
Jornalistas do The Boston Globe que estavam no local ouviram o momento em que os policiais abordaram o suspeito dentro do barco. Segundo um fotógrafo do jornal, os agentes gritaram: "Sabemos que você está aí! Saia com as mãos para cima!". Após a remoção de Dzhokhar do quintal da residência, a multidão comemorou e aplaudiu o trabalho dos policiais.


Depois de horas trancadas em casa, dezenas de pessoas saíram às ruas para comemorar a prisão
Buscas encerradas
Em uma coletiva à imprensa no início da noite desta sexta-feira (19), o superintendente de polícia do estado de Massachusetts, Timothy Alben, chegou a declarar que apesar do cerco ao suspeito de terrorismo ter resultado na revista de todos os imóveis em mais de 20 quadras de Watertown e regiões vizinhas, Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos continuava à solta.
"Infelizmente não tínhamos pessoal o suficiente para estabelecer um perímetro naquele momento", explicou Alben, referindo-se à fuga do jovem após a perseguição em que seu irmão, Tamerlan, 26, foi morto.
O superintendente afirmou também que a polícia averiguou diversas pistas sobre a localização de Dzhokhar na porção leste do território de Massachusetts, mas nenhuma delas teve resultado. Tom Menino, prefeito de Boston, ainda fez questão de salientar que ainda existem um grande número de pistas na investigação.


Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, conseguiu despistar a polícia norte-americana por horas
Antes de serem informados sobre o tiroteio, as autoridades chegaram a suspender a orientação para os cidadãos se manterem em suas casas por motivos de segurança, embora o governador tenha pedido para todos "permanecerem vigilantes".


Tamerlan praticava boxe e se declarava um homem "muito religioso"

Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário