BEM VINDO AO BLOG

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Schwenck passa a autoria do gol ao seu verdadeiro dono

Enquanto a torcida rubro-negra vibrava com o primeiro gol do Ba-Vi, no domingo, o placar eletrônico do estádio de Pituaçu creditava o feito ao camisa 9 do Leão, Schwenck. Equívoco que tornaria a se repetir no tento decisivo, assinalado pelo telão do Roberto Santos como tendo partido dos pés do meia Neto.

No segundo gol, a clareza do lance não deixou dúvidas sobre o verdadeiro autor da jogada, o veterano Ramon Menezes. No primeiro, não. Aos cinco da etapa final, em cobrança de escanteio, Wallace desviou a bola de cabeça, esta passou por trás do lateral Ávine, do Bahia, bateu na trave e sobrou para o estreante atacante estufar as redes.

Início com o pé direito, faro de goleador, oportunismo de artilheiro foram apenas algumas das alcunhas atribuídas a Schwenck pela imprensa esportiva, prontamente comprada pela torcida rubro-negra, carente, há tempos, pela chegada de um legítimo camisa 9 para suprir o setor.

Corretor líquido - Na súmula do jogo, divulgada, nesta segunda-feira, 25, no site da Federação Baiana de Futebol (FBF), porém, o nome de Wallace aparece como autor do primeiro gol do Ba-Vi.

O detalhe é que, no documento, é perceptível uma alteração, pelo uso de um corretor líquido, no espaço justamente onde consta o nome de Wallace e também no número do atleta.

O árbitro da partida, Jailson Macedo Freitas, explica: “Estava em uma posição privilegiada no momento do gol. Quando Wallace tocou de cabeça, vi ela [a bola] entrando no gol. Como tenho como filosofia consultar todos os envolvidos na partida, perguntei ao Alessandro Matos [bandeira do jogo] e aos olheiros que estavam me auxiliando pelo ponto eletrônico, o que eles tinham achado, isso depois do jogo. Eles todos foram unânimes em apontar o gol, assim como eu, a Wallace, por isso coloquei na súmula ”.

Sobre a rasura no documento, Jailson justifica como um erro na transcrição. “Não é aconselhável, mas às vezes acontece e passamos o corretor. Nesta mesma súmula, na relação dos jogadores reservas do Bahia, usamos também o corretor, pois, sem querer, copiamos os jogadores do Vitória no lugar. É ruim... Mas não atrapalhou o desempenho dos árbitros no Ba-Vi”, disse.

Tecnologia - Coincidentemente, o presidente da Fifa, Joseph Blatter admitiu, na segunda, ser favorável ao uso de tecnologia no futebol para identificar se a bola cruzou ou não a linha do gol. Entusiastas já admitem ser o primeiro passo para a implantação da tecnologia de chips no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário