No Campeonato Brasileiro mais disputado da era dos pontos corridos, o Flamengo voltou a conquistar o torneio depois de 17 anos. Diante de um Maracanã lotado com cerca de 76 mil pessoas, a equipe carioca sagrou-se campeã ao vencer um Grêmio formado quase todo por jogadores reservas de virada, por 2 a 1, pela última rodada da competição.
Com a vitória, o Flamengo chegou a 67 pontos e deixou para trás Internacional, Palmeiras e São Paulo, que também chegaram à última rodada ainda com chances de serem campeões.
O gol gremista foi marcado por Roberson, e o Flamengo empatou ainda no primeiro tempo com o zagueiro David, substituto de Álvaro. Na segunda etapa, quando o título estava quase caindo nas mãos do Internacional, que vencia o Santo André no Beira-Rio, o também zagueiro Ronaldo Angelim marcou, aos 24min, o gol que valeu o troféu.
O Grêmio entrou em campo já sem aspirações, já que não poderia alcançar vaga na Libertadores e estava garantido na Copa Sul-Americana, e terminou com 55 pontos --durante a semana, inclusive, o clube foi muito cobrado por rivais do Flamengo para mostrar empenho.
A equipe da Gávea foi campeã também em 1980, 1982, 1983, 1987 (Módulo Verde da Copa União) e 1992. Oficialmente, a CBF não reconhece o Flamengo como campeão de 1987, mas sim o Sport. Porém o Módulo Verde, vencido pelo time carioca, reunia os principais clubes do país naquele ano.
fonte: folha On line
Nenhum comentário:
Postar um comentário