BEM VINDO AO BLOG

sábado, 28 de setembro de 2013

Bahia é o melhor estado da região Nordeste no índice de analfabetismo nacional

O número de analfabetos no Brasil cresceu cerca de 1,5% desde a amostragem feita em 2011


Os estados do Nordeste têm os piores índices de analfabetismo do Brasil. Mas, entre os estados do Nordeste, a Bahia tem o menos pior. São 1,712 milhão de analfabetos em todo o estado, número ligeiramente menor que o de 2009: 1,744 milhão, ou 16,87% da população. Já na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2012, foi constatado que 15,86% da população baiana é analfabeta.
O número cresceu em relação à amostragem de 2011, quando esse percentual era de 14,33%, mas, segundo o coordenador de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza, a variação se deve a alguma imprecisão ocorrida na pesquisa passada. “Se os jovens são os que têm um maior acesso à escola, não faz sentido o número de analfabetos cair e depois crescer de novo. Pelo contrário, à medida em que os mais velhos vão morrendo, a tendência é esse percentual diminuir”, explica.
De fato, se você observar as tabelas abaixo, vai perceber que, tanto na Bahia quanto no resto do Brasil, o percentual de analfabetos aumenta com a idade. A média nacional de analfabetismo estava em 8,7% em 2012, segundo o IBGE, percentual ligeiramente maior que o de 2011: 8,6%.  “Os estados que têm os índices melhores em geral são os que têm uma população mais urbana e jovem. A Bahia ainda é muito rural: 3,728 milhões de baianos vivem na zona rural”, acrescenta Joilson.
Um deles é o aposentado Alcindino Rodrigues, de 75 anos. Natural de Iguaí, sudoeste do estado, ele conta que começou a trabalhar na roça aos 10 anos de idade, e por isso nunca estudou. “Naquele tempo, meus pais não me ensinaram, agora eu já estou velho e não adianta mais”, diz ele. Em seu último emprego, como administrador de uma fazenda, ele conta que não se apertava. “Quando precisava, tinha uma pessoa que lia para mim”. A mulher de Alcindino, Carlita, é semianalfabeta. Ela conta que na região há muita gente na mesma situação. “Vixe, tem muita gente analfabeta aqui. Eu mesma não leio quase nada”.
O Brasil inteiro tem 7,1 milhões de analfabetos,  e o Nordeste é o principal responsável pelo índice, pois 53,8% das pessoas que não sabem ler nem escrever moram nesta região.
Por outro lado, quando consideradas apenas as pessoas maiores de 25 anos, o percentual de indivíduos sem instrução ou com menos de um ano de estudo caiu de 15,1% para 11,9% no Brasil, uma diminuição de 3,4 milhões de pessoas em um ano. Já o percentual de pessoas com nível superior completo passou de 11,4% em 2011 para 12% em 2012, um aumento de 6,5% (867 mil pessoas a mais), totalizando 14,2 milhões de pessoas.
Trabalho
O levantamento também tem dados sobre a taxa de desocupação das pessoas com 15 anos ou mais de idade no Brasil: foi de 6,1% em 2012, abaixo dos índices de 2011 (6,7%) e de 2004 (8,9%). O Sul mostrou a menor taxa (4,1%) e o Nordeste, a maior (7,6%). Em relação a 2011, a única região que apresentou variação estatisticamente significativa foi a Sudeste, onde a taxa passou de 7,% para 6,1% em 2012. 
Já o percentual de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (74,6%) manteve-se estável de 2011 para 2012, embora o número absoluto tenha crescido 3,2%, chegando a 35 milhões de pessoas nessa condição, 1,1 milhão a mais de empregos nessa modalidade. No Sudeste e no Sul, a proporção ultrapassou 80%.
Houve avanço também nos indicadores nacionais relacionados ao trabalho infantil. Em 2012, havia 3,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade trabalhando, 156 mil a menos que em 2011. O nível da ocupação (proporção de ocupados nessa faixa etária) das pessoas de 5 a 17 anos foi de 8,3% em 2012, frente a 8,6% em 2011.  Essa população ocupada era composta por 81 mil crianças de 5 a 9 anos de idade, 473 mil de 10 a 13 anos e 3 milhões de 14 a 17 anos. Nessas três faixas etárias, o sexo masculino era maioria. Entre 2011 e 2012, a maior queda percentual (-23,0%) ocorreu dos 10 aos 13 anos, com 142 mil crianças deixando de trabalhar.  O nível da ocupação das pessoas de 5 a 17 anos foi de 8,3% em 2012.
Houve um ganho de 5,8% no rendimento médio mensal real de todos os trabalhos das pessoas de 15 anos ou mais de idade ocupadas e com rendimento, na comparação entre 2011 (R$ 1.425) e 2012 (R$ 1.507), o que ocorreu em todas as regiões, grande parte devido ao aumento do valor do salário mínimo no país.
Correio da Bahia

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bahia decide por greve à partir do dia 19


A Bahia confirma participação na greve nacional dos bancários. A categoria decidiu pela paralisação das atividades por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira (19/09). 
 
Rostos ansiosos e indignados. Os semblantes dos bancários, que estiveram no Ginásio de Esporte, Ladeira dos Aflitos, nesta quinta-feira (12/09), na assembleia para avaliar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), demonstraram a vontade de lutar por melhores condições de trabalho e valorização. 
 
Enquanto que os trabalhadores querem 11,93% de reajuste salarial, a federação ofereceu 6,1%. Um insulto, sobretudo, por se tratar do setor mais lucrativo da economia. “Não vamos aceitar a proposta da Fenaban. Temos de lutar pelos nossos direitos e estamos preparados para a greve”, afirma o presidente do Sindicato da Bahia, Euclides Fagundes.
 
Para o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, é preciso aproveitar o momento para discutir com a sociedade a situação nos bancos e construir uma greve forte, combativa e de enfrentamento.
 
A categoria também acredita que somente a greve é capaz de sensibilizar os patrões. “Os banqueiros tiveram tempo suficiente para fazer uma proposta decente. A greve é o último instrumento para negociar com os patrões”, diz um bancário do Banco do Brasil. Na quarta-feira (18/09), os trabalhadores voltam a se reunir em assembleia para organizar o movimento.
 
A causa é legítima e ganha apoio de diversos segmentos da sociedade. O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA) é um exemplo. "Temos de apelar para o bom senso dos bancos, uma vez que este tem sido um dos poucos setores da economia que não é prejudicado pela crise econômica”.
 
Opinião semelhante tem o vereador Everaldo Augusto. “A própria categoria tem clareza de que sem mobilização e greve fortes, não temos como alcançar uma vitória significativa”.
 
Deliberações
Entre as deliberações da assembleia, o envio dos nomes dos delegados sindicais aos bancos para liberação nos dias 17 e 18 para mobilizar os demais bancários. 
 
Além disso, foi aprovada uma moção de repúdio contra o subsecretário de Segurança Pública do Estado, Ary Pereira, que na última terça-feira (10/09) agrediu manifestantes do MST (Movimento dos Sem Terra) no CAB (Centro Administrativo da Bahia). 


ADVOGADO DIZ QUE INICIARIA GUERRA PARA SEPARAR NORDESTE DO BRASIL

Postagens de Gustavo Zanelli causaram revolta nas redes sociais.
Natural de Cambé, no Paraná, advogado estaria residindo em São Luís.


Postagem do advogado Gustavo Zanelli (Foto: Reprodução/Facebook)
Postagem do advogado Gustavo Zanelli
(Foto: Reprodução/Facebook)
Os comentários de um advogado paranaense vêm causando revolta nas redes sociais desde a noite de quarta-feira (11). Em post publicado no dia 9 de setembro, Gustavo Zanelli diz que “não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)”.
Em outro post, publicado na quarta-feira (11), o advogado sugere a separação das regiões Norte e Nordeste do resto do país, declarando que “seria o primeiro a iniciar uma guerra para a devida separação”, e completa: “se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seríamos um país de primeiro mundo”.
Um terceiro comentário, feito no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís. “Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus”. Quando uma pessoa comenta “GU VC TA MORANDO NO MARANHÃO MESMO !!!!!!!!!!”, Gustavo vai além. “Até dezembro ficarei aqui (…) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrivel, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro”, dispara.
Um comentário específico criticando o Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi amplamente compartilhado e teve repercussão em diversos blogs locais. Revoltado, o estudante de direito da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Klaus Aires, que reside em São Luís, divulgou a seguinte mensagem:
“Gustavo Zanelli – Advogado, residente em São Luís-MA ofendendo os Nordestinos. Deu um show de imundices mostrando sua total falta de conhecimento antropológico, histórico e geopolítico acerca da história do Brasil e dos feitos e da força do povo nordestino. Não sou nordestino, sou Carioca e este imundo não me representa. Ja fiz a denúncia na página de todas as OAB’s do NORDESTE, e semana que vem levo formalmente na sede da OAB-MA”, avisou. A mensagem já possui 43 curtidas e 78 compartilhamentos.
Postagem de advogado circula nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)
Postagem de advogado circula nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)
Em seu perfil, Gustavo Zanelli se diz natural de Cambé, no Paraná. O G1 tentou entrar em contato com ele no telefone disponibilizado no site do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Uma pessoa, que atendeu a ligação e não quis se identificar, disse que o advogado não se encontrava no local. Minutos depois, Zanelli retornou a ligação e falou com a reportagem. Ele confirmou que o perfil é verdadeiro e disse que não se encontra mais no Maranhão. Questionado sobre a repercussão de suas postagens, o advogado desconversou.
“Não vou me manifestar sobre esse assunto. Só vou falar em juízo caso seja acionado”, disse.
Por telefone, o G1 entrou em contato com a assessoria da UFMA, que declarou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Segundo assessoria da OAB-MA, o advogado não está inscrito na seccional. A Comissão de Direitos Humanos deve fazer levantamento para saber se houve atuação do advogado no Estado.
Fonte: G1

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Governo confirma que Bahia não participará do horário de verão

A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003


O governador Jaques Wagner confirmou nesta quarta-feira (11) que a Bahia não fará parte do horário de verão que começa no último trimestre de 2013. A afirmação foi feita durante a coletiva em que o governo anunciou novos voos internacionais para o estado. O motivo é a forte rejeição por parte da população baiana.
"Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão, disse Wagner.
A decisão acompanha a do ano passado, quando o estado também ficou de fora, depois de uma polêmica - Wagner chegou a anunciar a adesão da Bahia ao horário, mas por conta da pressão voltou atrás e mudou de ideia.
"Apesar de ser favorável ao horário de verão, resolvi revogar a minha decisão", anunciou Wagner. "Eu sou governador, não sou o dono da Bahia, e não posso ficar brigando com a população inteira. O estado não vai ter prejuízo, porque todo mundo sabe que a economia de energia é pequena na Bahia", afirmou o governador na época.
A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio.
O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas em 2011, Wagner realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir. A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar e teriam que enfrentar a falta de claridade nas ruas.
O horário de verão começa em 20 de outubro deste ano.
Correio da Bahia

Em Caém - BA, esposa manda genro matar marido


Os acusados mostrado a Imprensa na tarde de hoje(11)

Em coletiva de imprensa na 16ª Coorpin no início da tarde desta quarta, 11, realizada pelo coordenador Dr Fábio Santos em Jacobina, foram apresentados as pessoas de: Edmar de Jesus Silva, 22 anos, e sua sogra Vera Lúcia Alves de Jesus, 36 anos. 
 
Os dois são autores da morte do agricultor Edson Moreira Cajado, 42 anos, ocorrido no último dia 3 na Fazenda Lages, município de Caém. As investigações foi da responsabilidade do delegado Bel João Jaques Valois, que atua em Várzea do Poço e Caém. Após as investigações que apontaram Vera Lúcia esposa da vítima como mandante do crime, e seu genro Edmar de Jesus como executante, os acusados foram presos por uma guarnição do DPM de Cáem no distrito de Gonçalo, onde os mesmos residiam.
 
Na coletiva, Edmar afirmava que matou o sogro para atender o pedido da sogra, e pelo Fato do mesmo ser bastante mulherengo. Edmar utilizou duas espingardas, uma para dar coronhadas na vítima, com outra deflagrou o tiro e não dando por satisfeito ainda apedrejou a sogro. Já a Vera Lúcia negava a versão do genro. Os meliantes encontram-se a disposição da justiça, encarcerados na DEPOL de Jacobina.

domingo, 8 de setembro de 2013

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2014 da Uneb


2014_unebOs interessados em concorrer a uma das 4.451 vagas que serão ofertadas no Vestibular 2014 já podem se inscrever, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br. As vagas disponibilizadas estão distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas.
Os candidatos terão até o dia 13 de outubro para garantir participação no certame, que tem taxa de inscrição de R$ 98. Os interessados em pleitear isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2014 têm até o dia 15 deste mês para se inscrever no mesmo site. O período de solicitação também já começou.
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. As provas do certame estão previstas para serem aplicadas nos dias 24 e 25 de novembro.
A partir desta seleção, a universidade vai oferecer os cursos de Filosofia (Salvador), Engenharia Sanitária e Ambiental (Alagoinhas e Xique-Xique), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Juazeiro) além de Arqueologia (Paulo Afonso). A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital da seleção.
Henrique Soares – Ascom Uneb
www.portaldenoticias.net

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SBT é condenado a pagar R$ 59 mil a participante de game show

O concorrente respondeu corretamente à pergunta, mas ainda assim foi eliminado pela produção


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o SBT nesta quinta-feira (5) por eliminar um participante do quadro Vinte e Um, de perguntas e respostas, no ano de 2007. A produção de Silvio Santos decidiu retirar o concorrente da competição mesmo tendo ele respondido corretamente a uma questão - o gabarito previsto para aquela edição do programa estava errado.
O desafio era o participante acertar qual foi o placar entre Corinthians e Atlético-MG no jogo de inauguração do Pacaembu, que terminou em 4 a 2 para o Corinthians. Esse foi o resultado indicado pelo concorrente, mas a produção do programa considerou que a partida ficou no 4 a 0. O erro ocorreu porque o programa utilizou como referência o livro Corinthians é Preto e Branco, de Washington Olivetto e Nirlando Beirão. O problema é que a obra é dividida em duas partes: uma baseada em factos e outra ficcional.
Silvio Santos chegou a ganhar o processo judicial em primeira instância argumentando que a utilização do livro estava prevista no contrato, mas o STJ decidiu que o tema do quiz era o clube de futebol - e não o livro. O SBT agora terá que pagar R$ 59 mil ao participante, que só levou o prêmio de consolação de R$ 1 mil quando esteve no programa. O prêmio máximo era de R$ 120 mil, mas a Justiça decidiu compensar o concorrente com metade da quantia.

Correio da Bahia

domingo, 1 de setembro de 2013

Estudante de medicina da UFBA é atropelado por ônibus e morre na BR 101

O estudante de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leandro Freire Murtas, de 32 anos, morreu em um grave acidente na noite deste sábado (31), na região de Governador Mangabeira, na BR 101. O jovem foi atingido por um carro, que fugiu do local, e caiu sob a pista. Um ônibus da empresa Brasileiro, que vinha no sentido contrário, atropelou e arrastou a motocicleta dirigida pelo rapaz.

O ônibus retornava de Salvador, conduzindo evangélicos da cidade Belmonte, que estavam na Concentração de Milagres, evento realizado pela Igreja Mundial na capital baiana. Em contato com o site Mídia Recôncavo, o motorista do veículo relatou que alguns carroso alertaram com os faróis para informar sobre algo na pista, mas segundo ele, não deu tempo de desviar da moto que estava sob a rodovia.
Leandro teve a cabeça esmagada durante o acidente. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus.

Fotos: Mídia Recôncavo


Bocão News

Provas mostram que Síria usou gás sarin, diz secretário de Estado dos EUA

Provas mostram que o regime sírio usou gás sarin em um ataque contra sua própria população, disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, no "State of the Union", na CNN.
"Amostras de sangue e cabelo que chegaram até nós de equipes que prestaram os primeiros-socorros no leste de Damasco testaram positivo para traços de sarin", disse Kerry.
As provas - que foram compiladas de forma independente da ONU - fortalecem o pedido do presidente dos EUA, Barack Obama, para lançar um ataque contra a Síria, afirmou.
"A cada dia que passa, esse caso é ainda mais forte", disse Kerry, classificando a situação de "questão clara". O governo Obama diz ter certeza de que a Síria é a responsável pela ação, apesar das negativas do regime.
O anúncio de Kerry foi feito enquanto o governo Obama trabalha para conseguir o apoio dos legisladores para um ataque contra a Síria. A ação militar parecia iminente até sábado, quando Obama anunciou que primeiramente buscaria aprovação do Congresso, que volta do recesso em 9 de setembro.
"Apesar de acreditar que tenho a autoridade para lançar esse ataque sem uma autorização específica do Congresso, sei que o país ficará mais forte se adotarmos esse rumo, com nossas ações sendo ainda mais efetivas", disse Obama no sábado. A Lei de Poderes de Guerra, de 1973, tecnicamente permite ao presidente dos EUA atacar sem autorização prévia.
Líderes mundiais já haviam dito previamente que o sarin havia sido usado na guerra civil Síria, que deixou mais de 100 mil mortos desde seu início, há mais de dois anos e meio.
Os congressistas americanos estão profundamente divididos sobre o que os EUA devem fazer depois do suposto ataque químico em 21 de agosto. Segundo o governo Obama, o ataque deixou 1.429 mortos, incluindo mais de 400 crianças, total bem maior do que estimativas anteriores que apontavam centenas de mortos.
A inteligência britânica informa que o número de mortos ultrapassaria os 350, número similar aos 355 apontados pelos Médicos Sem Fronteiras.
O governo sírio negou que tenha usado armas químicas, afirmando que jihadistas que combatem os rebeldes usaram o armamento não convencional em uma tentativa de virar os sentimentos do mundo contra o regime de Assad.
Risco de retaliação
As autoridades americanos estão reforçando suas medidas de segurança domésticas. O FBI (polícia federal americana) e o Departamento de Segurança Interna estão alertando para um risco maior de ciberataques depois de meses de intervenções de hackers conhecidos como Exército Eletrônico da Sìria.
O Reino Unido já votou contra uma ação militar, e a França disse que não atuará sem os EUA como parceiro. "França não pode agir sozinha", disse o ministro do Interior Manuel Valls à Europe Radio 1 neste domingo. "Tem de haver uma coalizão."
O primeiro-ministro francês se reunirá com ministros do governo e outras autoridades na segunda para discutir Síria - dois dias antes de um debate aberto no Parlamento, sem votação, disse o governo.
Pelo Twitter, o ministro de Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, disse neste domingo que o tempo conquistado com a espera pela votação no Congresso americano "deveria ser usado para alcançar uma posição comum da comunidade internacional dentro do Conselho de segurança da ONU".
Uma equipe de inspetores da ONU tenta confirmar se um ataque químico aconteceu, mas levará até três semanas para os investigadores analisarem as provas. Mesmo assim, a equipe dirá apenas se armas químicas foram usadas - não quem é o responsável.
Tribuna da Bahia

Apostador de São Paulo acerta sozinho na Mega-Sena e leva R$ 31,7 milhões

Foto: Elza fiúza/ABr
Apostador do interior de São Paulo ganhou sozinho R$ 31,7 milhões na Mega Sena
Um único apostador, de São Paulo, acertou o concurso 1.526 da Mega-Sena e vai embolsar R$ 31,7 milhões, valor acumulado no concurso anterior.
Além disso, 149 apostadores acertaram a quina e levaram R$ 20,6 mil cada. Outras 10.735 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 409,20 cada um.
As dezenas sorteadas em Presidente Venceslau, interior de São Paulo, foram: 10 - 16 - 28 - 47 - 51 – 59.
O próximo concurso será na próxima quarta-feira. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 11,9 mil unidades lotéricas do País e custam a partir de R$ 2,00.
Tribuna da Bahia