BEM VINDO AO BLOG

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Anthony Garotinho, ex-governador do RJ, é preso pela PF

Político foi detido nesta manhã durante a operação Chequinho, que investiga crimes eleitorais
Ex-governador foi preso nesta manhã no Flamengo, zona sul do Rio
Renato Araujo/06.07.2011/ABr

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho foi preso, na manhã desta quarta-feira (16), durante uma operação da Polícia Federal do Rio. A ação, chamada Chequinho, investiga o uso eleitoral do programa Cheque Cidadão e combate crimes eleitorais em Campos, no norte fluminense, onde ele é secretário de governo da prefeitura.
Segundo a PF, o mandado de prisão preventiva foi decretado pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira. Ele foi preso em um apartamento no Flamengo, na rua Senador Vergueiro, zona sul, e levado para a Superintendência da Polícia Federal no centro do Rio. A corporação informou ainda que ele deve ser transferido para Campos ainda nesta quarta.
A Operação Chequinho foi iniciada em outubro, para combater crimes eleitorais em Campos. Segundo as investigações da PF, dois vereadores eleitos no município estariam envolvidos no aliciamento de eleitores para obter votos em troca do benefício cheque cidadão.
De acordo com a PF, os envolvidos realizavam reuniões políticas domiciliares nos redutos eleitorais. Cabos eleitorais auxiliavam na busca por eleitores para participar das reuniões, nas quais eles conseguiam cópias dos documentos pessoais e incluíam essas pessoas no programa, sem passar pela avaliação de assistentes sociais. As investigações apontam que, muitas vezes, os cartões eram distribuídos e entregues nas residências dos eleitores pessoalmente pelos cabos eleitorais.
Com essa conduta dos investigados, o volume de benefícios subiu mais de 100%, segundo a PF, desde junho.
r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário