BEM VINDO AO BLOG

domingo, 3 de abril de 2016

Ex-prefeito é preso acusado de abusar de crianças e adolescentes

Foragido desde outubro de 2015, Joel da Cruz Santos, ex-prefeito de Taiobeiras, é acusado de dar dinheiro aos menores em troca de relações sexuais e atos libidinosos.

 Renato Lopes/Sucursal Norte/Estado de Minas - 25/07/2004
Em 2004, o ex-prefeito de Taiobeiras, Joel da Cruz Santos (centro), foi preso na casa do seu advogado, Sizino Araujo Santos. Na época, ele respondeu ao inquérito e foi liberado. (foto: Renato Lopes/Sucursal Norte/Estado de Minas - 25/07/2004 )
Após uma longa caçada policial, o ex-prefeito de Taiobeiras, Joel da Cruz Santos, de 76 anos, foi preso no Pará, em uma das suas fazendas, acusado de abusar de crianças e adolescentes da cidade de Taiobeiras, no Norte de Minas. Ele foi encontrado pela polícia na quinta-feira, mas a prisão oficial foi decretada neste domingo.

Foragido desde outubro de 2015, quando teve a sua prisão preventiva decretada pelo juiz da comarca da cidade, Marcelo Bruno Duarte, Joel foi preso em uma das suas fazendas, no município de Curinópolis, no Pará, na quinta-feira. A prisão foi dada oficialmente neste domingo e Joel chegará a Belo Horizonte, nesta segunda-feira.

O ex--prefeito responde inquérito por crimes contra criança e adolescentes há mais de 10 anos. De acordo com as investigações, ele oferecia dinheiro a menores em troca de relações sexuais e atos libidinosos. As mães das meninas são suspeitas de licenciar as filhas para a prostituição. Após investigações por parte da promotoria pública, uma mãe, identificada com as iniciais R.P.C.O, teria levado as próprias filhas, menores de idade, para atos sexuais com Joel. Em cima da investigação, o Ministério Público, conseguiu que decretasse a prisão preventiva dele. 
O acusado, que também é empresário, donos de empresas de cerâmica e fazendas em Taiboeiras - cidade onde foi chefe do executivo por três mandatos - fugiu para o Pará. A prisão dele aconteceu após investigações em parceria entre a polícia de Minas a e da cidade de Paraopebas. Ele foi preso pelos delegado Gabriel Costa, de Paraopebas, para, em seguida, ser transferido a BH.

VÍTIMAS De acordo com a PM de Minas, já foram identificadas sete vítimas do ex-prefeito. O inquérito foi aberto a partir de denúncias feitas junto ao Conselho Tutelar de Crianças e Adolescentes , de Taiobeiras. Não é a primeira vez que o Joel tem problemas com Justiça. Nos anos 2000, ele chegou a ser preso acusado do mesmo crime, mas respondeu inquérito e foi liberado. Depois disso, adquiriu propriedades no Pará e foi para àquele estado. A reportagem tentou contato com o advogado dele, sem sucesso. 

As investigações dão conta de que  o ex-prefeito também é suspeito de um atentado contra o conselheiro tutelar, Ronaldo Saturnino, que foi alvejado a tiros em uma estrada rural, há cerca de oito anos. Na época, houve a suspeita de que o mandante do atentado teria sido o ex-prefeito, mas as investigações não conseguiram provar nada contra ele. 

CAMPANHA 
Após a fuga de Joel para o Pará, em 2015, a organização não governamental, Menina Dança, fez campanha de divulgação para tentar localizá-lo e prendê-lo, pedindo a pessoas informações sobre o paradeiro dele. Um cantor canadense de música country chegou a oferecer R$ 50 mil para quem o achasse. Nesta segunda-feira, o delegado Alessandro Lopes dará entrevista coletiva à imprensa sobre o caso, em Montes Claros, no Nortes de Minas.

O Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário