BEM VINDO AO BLOG

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bahia e demais estados do Nordeste terão nono dígito para celulares até 2015

Todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, devem aderir à mudança. Minas Gerais também entra no pacote

A Bahia e os demais estados da região Nordeste terão o nono dígito na telefonia móvel até o próximo ano. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a data limite para a implementação da mudança está marcada para o dia 31 de dezembro de 2015.
Todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, que adere às mudanças em novembro, deverão ter mais um número nos telefones celulares. Ainda de acordo com a Anatel, Minas Gerais também deve fazer parte do pacote de mudanças que inclui a Bahia. 
Nono dígito entrará em vigor na Bahia até o final de 2015(Foto: Divulgação)
No dia 2 de novembro, o nono dígito se torna válido para os telefones móveis dos estados do Amapá (DDD 96), Amazonas (DDDs 92 e 97), Maranhão (DDDs 98 e 99), Pará (DDDs 91, 93 e 94) e de Roraima (DDD 95). Com a mudança, o dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números.
No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones celulares desses estados, independentemente do local de origem da chamada. As chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 11 de novembro. A partir dessa data, haverá mensagens orientando os usuários sobre a mudança.
Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. A Anatel elaborou uma cartilha com informações sobre a implementação do nono dígito nos celulares dos cinco estados.
A medida já foi implementada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal. No ano que vem, o nono dígito será implementado nos estados de Minas Gerais, da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Nos outros estados, a medida só será adotada em 2016.
Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário