BEM VINDO AO BLOG

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vitória derrota Botafogo no Engenhão e está nas quartas da Copa do Brasil


Leão saiu atrás, mas aproveitou a má partida da zaga do Botafogo e do goleiro Jéfferson para vencer a partida



Impossível outra forma de dar mais moral antes de um Ba-Vi. Mesmo jogando fora de casa, no Engenhão, nesta quarta-feira (9) o Vitória conseguiu bater o Botafogo por 2 a 1, com gols de Pedro Ken e Tartá, e se classificar às quartas de final da Copa do Brasil, quando enfrentará o Coritiba. O triunfo na casa do adversário foi ainda mais importante porque o Leão havia empatado em casa por 1 a 1 e ainda precisou virar o jogo para conseguir o objetivo.

Na partida desta quarta, enquanto o Vitória entrou muito motivado, o Botafogo estava aparentemente muito abalado pela perda de 23 jogos de invencibilidade na goleada sofrida na final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. A equipe carioca demonstrou um futebol tão fraco quanto o público do Engenhão: pouco mais de 6 mil pessoas assistiram a derrota do alvinegro, deixando quase 39 mil lugares vagos no estádio carioca. O Vitória, por sua vez, não tomou conhecimento do rival, sobretudo no segundo tempo, quando teve um jogador a mais por pelo menos meia hora e dominou o jogo.

Amanhã, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acontece o sorteio das datas e ordem dos jogos das quartas de final da competição. Enquanto isso, o Vitória já pode pensar no Ba-Vi deste domingo, que pode deixar o primeiro semestre do ano mais positivo do que tem sido até o momento.

O jogo Não faltaram emoções no primeiro tempo da partida no Engenhão. Logo aos 11 minutos, Loco Abreu teve a primeira grande chance da partida, depois que a zaga do Vitória se atrapalhou na frente de Maicosuel. Porém, após receber o passe, o atacante uruguaio não teve frieza e chutou para fora. 

Abreu se recuperou aos 20 minutos, quando usou bem o corpo para atrapalhar Rodrigo. Na sobra, Elkeson ganhou de Wellington Saci e, mesmo depois de ter perdido o equilíbrio e ter caído, fez mais um gol contra seu antigo clube. Na comemoração, respondeu à torcida botafoguense, que o vaiou e criticou muito após a goleada sofrida contra o Fluminense na final do Campeonato Carioca.

Aos 30 minutos, o Vitória perdeu Léo, que caiu de mau jeito no gramado e machucou o ombro. Após a entrada de Romário, o Leão melhorou. Não exatamente pela entrada do reserva, mas porque começou a ir um pouco mais para cima e também porque Jéfferson estava falhando. A primeira chance mais clara para o rubro-negro aconteceu justamente quando o arqueiro saiu mal do gol e Neto Baiano cabeceou de cabeça. Se Lucas não cortasse em cima da linha, o Vitória abriria o placar.

Em jogada parecida, aos 46 minutos, Jéfferson saiu mal do gol novamente - seria sua quarta falha no jogo, considerando mais algumas rebatidas -, e esbarrou em Neto Baiano. Rodrigo aproveitou a falha e cabeceou para o gol, quando Lucas novamente tirou em cima da linha, desta vez com a mão. Paulo César Oliveira marcou pênalti e expulsou o jogador, que também já havia sido expulso contra o Fluminense. Porém, Neto Baiano cobrou mal a penalidade e Jéfferson, bastante adiantado, rebateu a cobrança. Não houve tempo para mais nada no primeiro tempo.

Após o intervalo, Ricardo Silva tirou um apagado Geovanni e colocou Dinei, para tentar buscar o empate com um a mais. Oswaldo de Oliveira recompôs a defesa, colocando o volante Gabriel no lugar de Felipe Menezes. Correndo atrás do empate, o Vitória teve sua primeira chance com uma boa cobrança de falta de Pedro Ken, defendida por Jéfferson. 

Pedro Ken, jogando de forma bastante regular, empataria o jogo aos 21 minutos. A zaga do Botafogo deu bobeira ao tentar evitar escanteio, Dinei aproveitou e tocou para o meia, que ainda cortou dois adversários antes de fuzilar Jéfferson. A partir de então, o Vitória cresceu ainda mais no jogo, principalmente pela ótima entrada de Dinei. O atacante teve duas ótimas chances de cabeça - a primeira defendida por Jéfferson, à queima-roupa, e a segunda para fora, por azar. Neto Baiano também levou azar, quando uma cabeçada fulminante passou à direita do gol alvinegro.

O Leão, porém, continuava acreditando. Aos 23, Dinei puxou boa jogada e abriu na esquerda para Wellington Saci, que vinha mal no primeiro tempo e melhorou no segundo. Saci cruzou com açúcar para o baixinho Tartá, que cabeceou como um especialista e não deu a menor chance para que Jéferson defendesse. 

A partir dali, o Botafogo precisaria virar o jogo para se classificar. Nem com a igualdade no número de jogadores, após a rigorosa expulsão de Pedro Ken fez o Botafogo crescer muito no jogo. A única chance clara surgiu com um apagado Abreu, que cabeceou para o gol após uma saída em falso de Douglas e viu Rodrigo cortar próximo à linha. A classificação foi uma prova de força rubro-negra, que certamente dará moral ao elenco para o Ba-Vi de domingo. No entanto, o Leão terá desfalques importantes no meio-campo para a partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Coritiba: Uelliton e Pedro Ken estão suspensos.

Botafogo 1x2 Vitória - Oitavas de final da Copa do Brasil - jogo de voltaData: 09/05/2012
Local: estádio Engenhão
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Vicente Romano (SP) e Fábio Baesteiro (SP)

Botafogo: Jéfferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Vitor Júnior), Renato, Felipe Menezes (Gabriel), Maicosuel e Elkeson (Herrera); Loco Abreu. Técnico - Oswaldo de Oliveira

Vitória: Douglas; Léo (Romário), Gabriel Paulista, Rodrigo e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Geovanni (Dinei); Tartá e Neto Baiano (Mineiro). Técnico - Ricardo Silva

Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário